Quem viveu o mundo da informática e da internet na 2ª metade da década de 90 até meados dos anos 2000 muito provavelmente teve instalado no seu computador um software chamado Winamp. Ele se tornou um dos tocadores de música digitais mais populares do mercado na sua época.

Tocador de música Winamp ganha nova versão em novo formato

Agora, ele será relançado, mas com um novo formato: um serviço de streaming para web, mas que também terá versões em apps disponíveis para o sistema operacional Android e iOS. A ideia é que, no futuro, este seja um serviço no qual os usuários poderão escutar podcasts, audiolivros e estações de rádio. Futuramente será possível reproduzir arquivos locais e conectar com a serviços de streaming.

A ideia de continuar utilizando o nome do software famoso veio a partir de uma pesquisa que indica que a marca ainda segue sendo popular entre cerca de 83 milhões de usuários em todo mundo.

Tocador de música Winamp ganha nova versão em novo formato

O novo serviço contará com alguns novos recursos, incluindo uma ferramenta chamada de Fanzone. Ele permite com que os artistas comercializem seus trabalhos, através da criação de planos de assinatura. Ao invés de pagar por uma assinatura genérica, modelo utilizado pelos líderes do segmento, como Spotify e Amazon Music, os usuários fariam assinaturas específicas dos artistas que ele admira.

Em comunicado, a empresa diz que “o Winamp alimenta o amor que os fãs dedicados têm por seus artistas favoritos por meio de conteúdo exclusivo, experiências e assinaturas, ao mesmo tempo em que capacita os artistas a contornar os guardiões da indústria e criar em seus próprios termos”.

A meta da companhia é crescer até 250 milhões de usuários e ter 1 milhão de artistas no Winamp Fanzone.