A Sony teria sofrido mais um grande ataque cibernético contra seus servidores e pode ter tido todos os seus sistemas comprometidos. A informação acabou se espelhando pela internet a partir do anúncio feito pelo grupo Ransomed.vc, que teria sido o responsável pelo ataque. Eles publicaram, em fóruns, amostras das informações as quais eles teriam tido acesso.

Sony pode ter sofrido novo ataque hacker através de ransonware

A invasão teria sido feita através de Ransonware. Este é um método de sequestro virtual de dados, que é realizado através de criptografia (software malicioso) e bloqueia o acesso da vítima às próprias informações. Quando os criminosos conseguem roubar o que querem, normalmente é cobrado um valor de resgate para reaver o acesso a dispositivos, contas ou semelhantes.

O grupo alega que a Sony teria se negado a pagar o valor pedido de regaste pelas informações que os criminosos tiveram acesso. Por isso, eles prometeram vender os dados na web e poster uma série de informações, em um vazamento que foi prometido para a próxima quinta-feira, dia 28.

Sony pode ter sofrido novo ataque hacker através de ransonware

Dentre as amostras que foram dadas estavam apresentações em formatos PowerPoint e capturas de telas internas de login. No total, o volume teria pouco menos de seis mil arquivos internos da Sony, com o grupo afirmando que a amostra não traz informações sensíveis, ao contrário do pacote completo.

Na postagem original, o grupo não indica um valor específico que deveria ser pago por quem tem interesse no pacote de dados. Eles pedem apenas que os interessados entrem em contato. Um fato curioso é que o grupo alega “respeitar as leis de privacidade de usuários/dados”. Segundo captura de tela publicada pelo CyberSecurity Connect, o grupo afirma que denuncia vítimas que não cumprem corretamente o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) e/ou leis de privacidade de dados, caso não receba “pagamentos por seus serviços”.

A Sony não confirmou, até o momento, o ataque. Essa não é a primeira vez que a empresa sofre com este tipo de problema. Em 2011, dados de cerca de 77 milhões de contas dos mais variados serviços vinculados a empresa foram vazados.