Compartilhe links por meio de um sinal sonoro no Chrome!

A última ideia do Google é uma extensão do Chrome que permite que seus usuários possam compartilhar URLs através de simples sinais sonoros!

Por Victor Palandi

publicado em Serviços Web

Para quem deseja fazer as coisas de modo mais prático e rápido, o Google é a chave, pois a empresa procura desenvolver simplesmente algumas das mais interessantes ideias que permitam às pessoas fazer as coisas de modo bem prático.

A última ideia do Google é uma extensão do Chrome que permite que seus usuários possam compartilhar URLs através de simples sinais sonoros, que são enviados ao se clicar num botão. Vamos ver mais!

Uma inovação e tanto para quem deseja compartilhar links

Por meio de um botão clicado que emite um som pelo alto-falante, um link é enviado do computador de origem para outros aparelhos e dispositivos que estejam por perto num raio de poucos metros.

Com esta ideia aparentemente “maluca”, o Google lançou uma extensão do Chrome (o seu navegador) que permite aos usuários a façanha de compartilhar links por meio de um sinal sonoro simples.

O nome do software é Google Tone, e foi desenvolvido pelos pesquisadores do Google depois que eles perceberam que atualmente, pela lógica vigente, é mais fácil enviar alguma coisa por chat ou e-mail para alguém que está do outro lado do mundo do que para alguém que está no mesmo recinto.

A solução

Para resolver este problema de limitação, o Google deu a solução: criou um sistema capaz de enviar links para outros computadores e para outros dispositivos por meio de sinais sonoros.

O que mais surpreendeu aos desenvolvedores do Google é o fato de que este sistema realmente funcionou tão bem que para a empresa ficou evidente que se tratava de algo que merecia ser mostrado ao mundo, o que motivou o seu lançamento.

Como funciona?

Segundo o Google, o Tone deverá ser instalado tanto no computador que pretende enviar o link, quanto no computador que irá recebê-lo, para que ele funcione de modo realmente eficiente.

E para melhorar ainda mais a sua eficiência e para não deixar os usuários incomodados, o Google tratou de substituir o som originalmente utilizado para fazer os testes por um sinal ultrassônico.

Desta forma, o som que poderia irritar os usuários foi substituído por um tipo de som que atua numa frequência que é praticamente imperceptível para os ouvidos humanos.

Segundo o Google, seu sistema de compartilhamento de links por meio de sinais sonoros é tão eficiente que consegue funcionar em praticamente todos os tipos de ambientes, desde que para cobrir pequenas distâncias.