Script Brasil

Aplicativos que facilitam na hora de comprar e vender seu carro

Hoje sabemos que existe aplicativo pra quase todo tipo de serviço. Um deles, não menos importante, é sobre o mercado de veículos, seja um carro, moto ou até um caminhão.

Já existem vários sites e aplicativos destinados a este tipo de uso e nós iremos listar alguns deles aqui, além de dicas na hora de comprar ou vender. 

Aplicativos que facilitam na hora de comprar e vender seu carro

Compra: Buscando carros a venda

Buscar um veículo nem sempre é tarefa fácil. Geralmente, começamos pela nossa localização, depois pela faixa de preço, em seguida vem o estilo do carro (hatch, sedan, coupé, SUV, etc.), depois a cor, os opcionais... Ufa, são muitos detalhes.

Existem dezenas de sites que exibem carros a venda no Brasil. Alguns vendedores, inclusive, publicam em mais de 1 deles para aumentar seu alcance. 

Após achar aquele anúncio desejado, você pode entrar em contato com o vendedor, bastando enviar uma proposta no site ou efetuar um telefonema. Como não há intermediação, o seu contato vai direto pro anunciante, e ele te responderá diretamente. 

Use os filtros a seu favor

Como a compra envolve diversos fatores, utilize-os mediante os filtros da busca. Exemplo de filtros:

  • Localização: Escolha o Estado ou Cidade mais próximo, para facilitar a negociação;
  • Preço: Escolha a faixa de preço ideal para o seu bolso;
  • Particular ou Revendedor: Escolha o tipo de Vendedor que você prefere, geralmente Revendedores tem um espaço físico, o que garante maior segurança e comodidade;
  • Opcionais: Escolha entre qual tipo de câmbio deseja, se o veículo deve possuir ar-condicionado ou não, entre outros.

Avisos e cuidados especiais

Sabemos como ficamos ansiosos na hora de comprar um bem tão desejado. Nós buscamos por muitos dias, selecionamos os melhores e é chegada a hora de negociar. Veja alguns cuidados importantes:

  1. Tenha bom senso: Desconfie daquele anúncio com preço muito abaixo do mercado, ninguém vende um veículo por um preço irreal, neste caso são golpistas tentando aplicar o "golpe da entrada" (veja no item 2);
  2. Cuidado com o "golpe da entrada": Esse é o golpe mais comum e é aplicado não somente com veículos. Golpistas criam anúncios falsos com preços muito abaixo, e pedem ao comprador que pague uma entrada (ex.: 20% do valor do carro), mesmo sem ver o carro. Nunca aceite pagar entrada sem ver o carro ou ter certeza que ele existe. Neste caso, utilize o recurso de denúncia dos sites, para que eles retirem o anúncio do ar e bloqueie o vendedor;
  3. Veja documentos e revisões: Quando marcar de ver o veículo, solicite ao vendedor todos os documentos (Renavam, IPVA, etc.) e certifique de que estão em dia (o documento precisa ser do ano corrente e devem estar pagos). Também verifique o manual do carro, para saber se as revisões estão em dia.

Compra e Venda de Carros

Venda: Anunciando seu carro

É chegada a hora de desfazer do seu carro, pelos mais variados motivos. Muitas das vezes para fazer um upgrade (comprar um carro melhor), ou para pagar outra prioridade (como uma casa própria), ou ainda para um investimento.

O processo de venda nem sempre é fácil, demanda tempo e "sorte" para encontrar a pessoa disposta a comprar seu carro. É comum ver pessoas deixar os carros em revendedores para tentar a venda, uma espécie de comodato, onde o lojista ganha uma comissão sobre a venda (se efetivada).

Há ainda aqueles que preferem não ter trabalho algum, e oferecer o carro na troca por um novo numa concessionária. Esse tipo de negociação é muito arriscado, pois você pode perder até 30% do valor real do veículo (a concessionária ganha dos 2 lados, na compra do seu veículo e na venda do novo).

Para tentar facilitar esse processo, seja pelo tempo perdido ou pelo trabalho em si, existem vários sites e serviços web especializados nessa intermediação, de possibilitar você a vender seu carro.

Vantagens de anunciar online

  • Venda pelo melhor preço: A principal vantagem é que você perde menos dinheiro vendendo o veículo pelo preço que realmente vale, diferente de pagar comissões em revendedores ou perder muito em concessionárias;
  • Comodidade: Você publica seu anúncio, e o site exibe ele para milhares de pessoas interessadas naquele tipo de veículo, seja por meio de buscas ou algoritmos inteligentes de publicidade;
  • Sem intermediador: Você fala direto com o comprador, e assim pode ter uma melhor comunicação para a venda.

Dicas para criar um bom anúncio

  1. Seja honesto: informe todos os detalhes do carro, desde quilometragem, às fotos, de forma 100% transparente. Não tente mentir ou omitir algo, porque vai atrapalhar sua venda. Se houver algum serviço a ser feito, como um reparo na pintura, também informe na descrição do anúncio, assim você transmite honestidade;
  2. Capriche nas fotos: usar boas fotos é 50% do trabalho feito, anúncios com fotos vendem mais rápido. Escolha um dia claro (ou um lugar com boa iluminação) para tirar as fotos do seu veículo. E claro, o seu carro ou moto precisa estar limpinho né?! Não esqueça de tirar fotos de todos os ângulos (frente, traseira e lateral), com o capô aberto (para mostrar o motor) e também do interior (painel, forro e bancos) e porta-malas. Assim você terá um anúncio completo;
  3. Verifique o preço: não sabe ao certo qual o valor de mercado do seu veículo? Consulte a Tabela FIPE para isso, ela mostra o preço médio praticado no mercado e é usado como base para muitas negociações. Claro que o valor pode variar, como em qualquer venda, dependerá muito do estado do seu veículo.

Tome cuidado...

Sabemos da ansiedade na hora de vender o carro, afinal queremos receber logo o dinheiro. Mas tome alguns cuidados importantes:

  • Cautela ao marcar um encontro: No processo de negociação, é comum do comprador querer ver seu carro. Nesse caso, sempre marque o encontro num local público, de grande movimento. Isso evita ou intimida pessoas de má índole;
  • Entrega mediante pagamento: Nunca entregue o veículo antes de receber o pagamento. Se necessário, vá junto com o comprador ao banco para que ele faça a transferência para sua conta. Em caso de depósitos, aguarde o mesmo ser compensado na sua conta (leva 1 dia útil ou mais, depende do banco);
  • Após a venda, transfira o documento: Logo após a venda, e ter recebido o dinheiro, dirija-se ao cartório da sua cidade para preencher o documento de transferência, informando os dados do novo comprador. Não se esqueça de ficar com uma cópia autenticada do documento. Se necessário, envie a carta de aviso ao Detran do seu estado para informar da venda (os cartórios do estado de SP já fazem esse último trabalho para você).

Compra e Venda de Carros

Os 3 melhores sites e apps

Selecionamos 3 principais opções, onde você consegue buscar carros ou anunciar para venda. A diferença pode estar no valor pago (alguns não oferece plano gratuito). Veja a seguir:

  1. iCarros: Oferece classificados de carros e motos em todo o Brasil. Oferece feirões de concessionárias em alguns meses do ano. Permite publicar anúncios, mas não é gratuito. Possui ainda um guia de 0km e conteúdo especializado.
  2. Salão do Carro: Oferece classificados de carros, motos e caminhões em todo o Brasil. Permite a publicação do anúncio gratuito, tanto para particular quanto para revendedor. Possui ainda um guia de veículos, conteúdo especializados e tabela de preços.
  3. Webmotors: Oferece classificados de carros e motos em todo o Brasil. Permite publicar anúncios, mas não é gratuito. Possui ainda vídeos e conteúdo especializado.

Todos eles oferecem app para Android e iOS. Basta acessar o respectivo site e baixar o aplicativo.

Sabemos que existem outras opções, inclusive multi-mercado (classificados de vários segmentos), mas neste review nós buscamos apenas sites especializados no segmento de autos. 

E você o que achou? Deixe seu comentário no final desta página e compartilhe as dicas com seus amigos!

Compra e Venda de Carros

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários