O Instagram anunciou esta semana que está iniciando uma rodada de testes com uma nova ferramenta de buscas. De acordo com as informações que foram divulgadas pela companhia, a ideia é que ela consiga oferecer uma “nova experiência de resultados de pesquisa completa”. O recurso deve funcionar de uma forma muito parecida com o sistema que já pode ser encontrado na rede social TikTok.

Instagram começa testes com ferramenta de buscas com fotos e vídeos

A ideia central é facilitar para que os usuários consigam descobrir novos conteúdos que sejam de seu interesse. Atualmente os usuários entram com uma determinada palavra no campo de buscas e o Instagram retorna resultados com perfis, hashtags, áudios e locais relacionados com o assunto.

Agora, espera-se que a nova ferramenta de busca permita que os usuários encontrem vídeos e fotos que realmente tenham o conteúdo procurado pelo usuário, mesmo que a pessoa que tenha postado não tenha utilizado qualquer tipo de hashtag incorporada ou postado em um perfil que tenha um nome relacionado com o termo digitado.

Instagram começa testes com ferramenta de buscas com fotos e vídeos

Além das fotos e vídeos com conteúdo relacionado ao termo digitado, os usuários poderão continuar navegando pelas tags, contas, áudios e lugares que tenham relação com a pesquisa, bastando trocar para as abas correspondentes.

A empresa afirma que a mudança permitirá ao usuário se aprofundar ainda mais em seus interesses, encontrando de forma mais rápida o que procura. Além disso, representantes do Instagram também afirmaram que os aprimoramentos oferecidos pelo recurso são muito úteis para quem não tem em mente um nome de usuário ou hastag ao pesquisar sobre um determinado momento.

Por enquanto, assim como geralmente estes serviços fazem com novas funcionalidades, o recurso será disponibilizado para um grupo seleto de usuários, apenas em fase de testes. Neste primeiro momento, ele funcionará apenas com termos em inglês, o que deve mudar quando a empresa disponibilizar o recurso para todos os seus usuários.