Facebook vai se chamar Meta! Entenda os motivos.

Anúncio foi feito pela empresa durante um evento virtual.

Por Rodrigo Bueno

publicado em Redes Sociais

Depois de muitos boatos circulando nos bastidores, finalmente o Facebook confirmou que vai mudar de nome. Agora, a empresa vai se chamar Meta. Mais do que simplesmente mudar a forma como as pessoas conhecem a rede social azul, a mudança também traz uma alteração profunda no posicionamento do negócio de uma forma geral.

Na verdade a mudança de nome será válida, em um primeiro momento, para a holding, que é considerada como a empresa-mãe de todas as outras companhias que estão inseridas no grupo, como Facebook, Instagram, WhatsApp, dentre outras.

Mark Zuckerberg, fundador da empresa, fez o comunicado e justificou a mudança do nome afirmando que a antiga designação marcava um período da empresa que ficou para trás. Por causa disso, a alteração acabou sendo um processo natural para supostamente “olhar para o futuro”.

Este futuro que está sendo visado pelo fundador do Facebook e que vem sendo muito falado por ele nos últimos tempos é chamado de metaverso. Basicamente é um conceito que indica a interação de experiencias entre o mundo real com o mundo virtual. A ideia da Meta é permitir que as pessoas tenham vários tipos de experiências (no trabalho, jogando, se divertindo, estudando, malhando) a partir de Realidade Virtual (VR, em inglês) e Realidade Aumentada (AR).

“E se este é o futuro que você quer ver, espero que se junte a nós, porque o futuro vai estar além de qualquer coisa que possamos imaginar”, chegou a dizer Zuckerberg no final do evento.

“A palavra 'Meta' vem da palavra grega que significa 'além'. Para mim, simboliza que sempre há algo a mais para construir. Há sempre um novo capítulo para uma história. Para nós, é uma história que começou em um dormitório e cresceu além de tudo o que podíamos imaginar”, argumentou o “chefão” da empresa.

Além disso, a companhia também segue os passos de outra gigante da internet, o Google, que há alguns anos atrás mudou o nome da sua holding para Alhabet, conseguindo assim separar melhor os seus negócios.