Script Brasil

Facebook lança novo recurso para combate às Fake News

O Facebook segue lançando, no Brasil, uma série de recursos interessantes destinados basicamente ao combate as noticias falsas, mais conhecidas como Fake News. Trata-se do chamado “Botão de Contexto”, que vai permitir aos usuários obter mais informações sobre as notícias compartilhadas dentro da plataforma.

Facebook lança novo recurso para combate às Fake News

De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, a opção vai aparecer através de um pequeno link chamado “Mais sobre este link” e “Compartilhado por amigos”. Estes links vão disponibilizar aos usuários artigos de diferentes fontes sobre a notícia que está sendo exibida no feed. A ideia é melhorar a qualidade da informação.

Em post no blog oficial da empresa, a rede social declara que o objetivo da ferramenta é “proporcionar mais contexto às pessoas, para que elas possam decidir por si mesmas o que ler, confiar e compartilhar”. A função também está disponível na Argentina, Colômbia e México.

Facebook lança novo recurso para combate às Fake News

Este recurso já está sendo testado nos Estados Unidos desde o ano passado. Além das informações incluídas nos testes originais, o Facebook disponibilizará, em breve, duas outras ferramentas: “mais sobre este link”, que exibirá uma relação de outras histórias publicadas recentemente pelo veículo, e “compartilhado por amigos”, que mostrará quais amigos compartilharam determinada notícia.

A opção “Mais sobre este link” traz informações de outras fontes, como o Wikipedia, para ampliar as informações sobre a notícia que está sendo compartilhada. A ferramenta foi desenvolvida com base em comentários e contribuições de um grupo diverso de pessoas e veículos de comunicação, incluindo participantes do Projeto Facebook para Jornalismo.

Postado em .


Pela Web

Comentários