Script Brasil

Facebook e Instagram vão suspender crianças menores de 13 anos

Depois de uma série de denúncias, Facebook e Instagram, as duas maiores redes sociais do planeta, anunciaram que vão tornar suas políticas de monitoramento de contas de crianças e adolescentes menores de 13 anos mais rígidas. Até o momento, mesmo que perfis de pessoas menores de 13 anos fossem proibidos, eles só eram excluídos depois que eram denunciados.

Facebook e Instagram vão suspender crianças menores de 13 anos

De acordo com o comunicado divulgado pela empresa de Mark Zuckerberg, os revisores estão sendo orientados a investigar fotos e vídeos de alguém deletado, mesmo que por outro motivo. Caso eles desconfiem que o usuário tem menos de 13 anos de idade, a conta poderá ser automaticamente suspensa.

Caso isso aconteça, o dono da conta não poderá mais ter acesso ao seu login até que consiga comprovar o ano do seu nascimento, para que os revisores saibam que ele realmente tem mais de 13 anos de idade.

A mudança aconteceu após uma denúncia feita pelo canal de TV britânico Channel 4, no documentário “Inside Facebook: Secrets of a Social Network” (Dentro do Facebook: Segredos de uma rede social, em livre tradução). No filme, um jornalista da emissora se disfarçou de revisor de conteúdo da plataforma, através de uma companhia terceirizada sediada na Irlanda, e divulgou que a orientação recebida pelos funcionários era a de ignorar os usuários que parecessem menores de idade.

Facebook e Instagram vão suspender crianças menores de 13 anos

Depois que a reportagem foi ao ar, dirigentes do Facebook anunciaram que a empresa começaria uma profunda investigação para evitar que este tipo de comportamento seguisse acontecendo. “Por exemplo, exigimos imediatamente que todos os treinadores em Dublin fizessem uma sessão de retreinamento - e estão se preparando para fazer o mesmo globalmente. Também analisamos as questões de política e as ações de fiscalização que o repórter levantou e corrigimos os erros que encontramos”, explicou Monika Bickert, vice-presidente de gerenciamento de políticas globais do Facebook.

A companhia também anunciou que vai dobrar a quantidade de funcionários da equipe de segurança e proteção, chegando a um total de 20 mil pessoas. Também foi prometido um maior investimento nas tecnologias que ajudem a identificar perfis de pessoas com menos de 13 anos de idade.

Postado em .


Pela Web

Comentários