Criado de modo despretensioso por Mark Zuckerberg em 2004, o Facebook acabou por se transformar na rede social mais importante do mundo em bem pouco tempo, e também acabou por se tornar um marco na história recente da humanidade, já que nunca um contingente tão grande de pessoas esteve conectado de modo tão simples e fácil.

Hoje, ao completar 10 anos, o Facebook já pode afirmar que mudou a maneira como as pessoas se conectam, já que atualmente mais de 1 bilhão de usuários circulam por ele para postar pensamentos, comentar fotos, compartilhar conteúdo, entre outras coisas.

Se levarmos em conta que quando foi lançado, a web toda contava com pouco mais de 800 milhões de usuários, de fato, não foi apenas o Facebook que mudou, ou a web que mudou, mas com toda a certeza, foi o mundo que mudou demais em apenas 10 anos.

Inicialmente, o Facebook era um projeto de Zuckerberg voltado apenas para os alunos da Universidade de Harvard, mas aos poucos ele foi sendo estendido aos alunos de outras universidades importantes dos Estados Unidos, e logo despertou o interesse de jovens (universitários ou não) de outros países.

10 de anos de Facebook

E essa foi a chave do sucesso do Facebook: a sua capacidade de atrair os mais jovens. E com o tempo, essa capacidade foi se expandindo, até atingir todas as faixas-etárias da população mundial, se tornando rapidamente um dos fenômenos globais mais avassaladores dos últimos tempos.

A expansão do Facebook teve inicio em 2006, quando a rede social abriu suas portas e estendeu seus braços aos usuários do resto do mundo, e daí para o sucesso, foi um passo rápido.

Hoje, o Facebook já conseguiu ditar mais modismos comportamentais na web do que qualquer outra rede social jamais tinha conseguido. E todos esses modismos foram amplamente copiados, não apenas por outras redes sociais, mas também por outras plataformas.

Um exemplo disso? O famoso botão “curtir”, que surgiu em 2009 e pode-se dizer que foi a melhor sacada da turma de Zuckerberg até hoje, já que permite aos usuários mostrar aos outros usuários o que ele gosta dentro de todo o conteúdo que aparece em seu feed de notícias.

Mas para muito além do botão “curtir”, está a grande contribuição que o Facebook deu às pessoas, ao explorar ao máximo todas as formas possíveis de comunicação e interação entre usuários, com fotos, textos, chamadas de vídeo, linha do tempo e o muito utilizado sistema de geolocalização. Com isso, o usuário não sente a necessidade de sair do Facebook para usar alguma outra forma de interação, já que todas estão lá, à sua disposição.