Uma das grandes preocupações que a tecnologia trouxe para o dia a dia das pessoas de uma forma geral é a quantidade de tempo que se passa em rede sociais. Mesmo visto como um problema de jovens, os adultos e até mesmo pessoas mais velhas estão passando mais tempo nestes serviços com o passar dos anos, e isso pode trazer efeitos negativos diversos.

4 dicas para controlar o uso das redes sociais

Confira algumas dicas para assumir o controle do tempo gasto em redes sociais:

Marque horário

Uma boa dica para começar a controlar o tempo que se passa nas redes sociais é marcar hora na agenda. E isso pode ser feito inclusive utilizando alguns apps nativos dos smartphones, como o Google Agenda para quem tem Android. As pessoas podem definir uma hora por dia para que elas entrem nas redes sociais apenas durante este tempo.

Desative notificações

Algo que costuma chamar as pessoas para dentro das redes sociais quando elas estão tentando fazer alguma outra atividade, como trabalhar ou estudar, é a notificação. Todos os apps contam com diversas opções de controle destas notificações, e o recomendado é que o usuário receba apenas as mais importantes. Além disso, desativar os emblemas, que mostram as miniaturas dos ícones das redes sociais nas notificações, é uma boa ideia também.

Faça uma limpa em que você segue

4 dicas para controlar o uso das redes sociais

Pode ser interessante limitar as pessoas que são seguidas nas redes sociais, especialmente para quem acaba passando muito tempo navegando nestes serviços e que também já podem estar sofrendo com alguns dos principais efeitos colaterais, como depressão e ansiedade. O ideal é seguir apenas pessoas mais próximas e empresas que fazem parte do cotidiano das pessoas.

Navague mais pelo feed de favoritos

Quando as pessoas criam um feed de favoritos normalmente são aqueles contatos mais importantes e páginas que se destacam das demais. Essa acaba sendo uma boa forma de controlar a quantidade de conteúdo consumido nas redes sociais, especialmente evitando ir para os feed “explorar” presentes mais fortemente em redes como Instagram e TikTok.