A Microsoft anunciou que pretende lançar entre os meses de março e abril a versão 19H1 do Windows 10. Essa será a próxima atualização do sistema operacional desde o October Update, e trará compilações de versões recentes do SO como a 18305 e a 1903.

Microsoft deve fazer pequenas mudanças no Windows 10 em 2019

A empresa não deve fazer grandes alterações no Windows 10, mas sim concentrar essa atualização em ajustes finos, melhorando o desempenho do sistema de uma forma geral. Mas algumas das alterações poderão ser conferidas pelos usuários em termos de design.

Uma das principais é a inclusão de um novo tema e também algumas alterações no design de uma forma geral. O sistema operacional da Microsoft receberá um novo tema com cores mais claras, um papel de parede inédito e um novo esquema de cores que também modificará a barra de tarefas e o menu iniciar. Na seção de Personalização do menu Configurações do Windows constam duas opções: o modo Claro (Light) ou Escuro (Dark).

Alguns recursos internos do Windows também mudam com a atualização, como é o caso da ferramenta de impressão, por exemplo. Ela vai adicionar o nome tema Light e terá menus suspensos para o usuário configurar os detalhes da impressão, por exemplo.

Microsoft deve fazer pequenas mudanças no Windows 10 em 2019

Para aumentar o espaço disponível no sistema, será possível excluir alguns dos aplicativos que são nativos do sistema, tais como 3D Viewer, Calculadora, Calendário, Groove Music, Mail, Filmes e TV, Paint 3D, Snip & Sketch, Sticky Notes e Gravador de voz.

A atualização também vai inserir uma nova mensagem de alerta na ferramenta Limpeza de Disco, que vai avisar ao usuário o risco de perder arquivos pessoais importantes quando selecionar a pasta “Downloads” para exclusão. A mudança é muito sutil, mas útil para que as pessoas menos atentas não percam seus programas, fotos e vídeos baixados, por exemplo.

Outras mudanças previstas:

  • Novo layout na página de armazenamento;
  • Novidades na Central de Ações e Barra de Tarefas;
  • Screenshots na Game Bar