O Instagram deve, em breve, ser integrado a tecnologia que permite a criação de NFTs (tokens não-fungíveis) em breve. A declaração foi feita pelo próprio dono da rede social, Mark Zuckerberg durante o evento South by South West (SXSW), conferência de inovação que ocorre anualmente em Austin, Texas.

Mark Zuckerberg afirma que Instagram deve ter NFTs em breve

Por enquanto, o criador do Facebook não deu maiores detalhes de como isso vai funcionar na prática. Mas atualizações sopre o assunto devem acabar chegando em breve, uma vez que Mark afirmou recentemente que a equipe de tecnologia das empresas já estão trabalhando no desenvolvimento.

NFT se tornou um dos assuntos mais comentados no mundo da tecnologia nos últimos meses. Ele pode ser considerado como um tipo de certificado estabelecido a partir de blockchain, que atesta a exclusividade e a originalidade de um bem digital.

Além de Zuckerberg, outros executivos do Instagram, como Adam Mosseri, já haviam discutido o interesse da empresa no token. Aliás, o grupo estaria "explorando ativamente" a tecnologia há alguns meses, como o chefe da rede social confirmou em dezembro do ano passado. Em janeiro, o jornal Financial Times reportou que o Instagram trabalhava para adicionar NFTs em sua carteira de criptomoedas, a Novi.

Mark Zuckerberg afirma que Instagram deve ter NFTs em breve

"Não estou pronto para anunciar exatamente o que vai ser hoje, mas nos próximos meses, os usuários terão a habilidade de levar seus NFTs (ao Instagram) e possivelmente, com o tempo, 'emiti-los' dentro deste ambiente. Estamos trabalhando para trazer NFTs para o Instagram no curto prazo", disse Mark Zuckerberg.

Mark afirmou também que a novidade deve caminhar junto com o conceito de metaverso como um todo, universo virtual interativo baseado em tecnologias como realidade virtual e criptomoedas. "Espero que as roupas do seu avatar no metaverso possam ser tidas como NFT, e que você possa levá-las para diferentes lugares". Ainda assim, ele frisou que existem "muitos detalhes técnicos a serem trabalhados" antes de o sistema ser instaurado oficialmente.