Yahoo deseja acabar com senha padrão

O Yahoo fez o anúncio do lançamento, inicialmente apenas para os usuários dos Estados Unidos, de um recurso chamado On-demand Passwords

Por Victor Palandi
- Atualizado
publicado em Internet

Uma iniciativa que partiu da FIDO Alliance e que conta com o apoio de duas empresas de peso dentro do mercado de tecnologia (Google e Microsoft) pretende dar fim às senhas com o auxílio de tecnologias ligadas à biometria, como a leitura de impressão digital e também o escaneamento de olhos.

No entanto, outro gigante do mercado, o Yahoo, também começou a se movimentar para acabar com as senhas padrão que hoje existem, mas a empresa, diferentemente do projeto da FIDO Alliance, não deseja usar tecnologias de biometria neste processo, e pretende fazer tudo de modo bem diferente. Vamos ver como!

Uma abordagem diferente

No último domingo, dia 15 de março, em meio ao evento South by Southwest (SXSW), o Yahoo fez o anúncio do lançamento, inicialmente apenas para os usuários dos Estados Unidos, de um recurso chamado On-demand Passwords (senhas sob demanda).

O recurso funciona da seguinte forma: ao invés de manter apenas uma única senha na sua memória, ou de manter um gerenciador de senhas, o Yahoo irá mandar ao usuário, por meio do celular, um código de login que irá valer para todas as vezes que este usuário desejar acessar sua conta de e-mail no Yahoo.

Para usar esta novidade, segundo informado pelo próprio Yahoo, será necessário que os usuários façam login no endereço Yahoo.com, para então, a partir da página de gerenciamento de conta, optar pelo tópico Accounty Security (Segurança de Conta).

Por fim, o usuário deverá acessar a parte principal da página, para selecionar a opção On-demand password, onde será solicitado pelo Yahoo que seja digitado o número telefônico.

Melhorias e mudanças de paradigmas

Agora para as pessoas que simplesmente não conseguiram entender o que este tipo de novidade anunciada pelo Yahoo pode representar para a vida cotidiana, é importante ter a noção de que se trata de uma mudança de paradigma importante para o futuro.

Quando o recurso ficar disponível para os demais usuários fora dos Estados Unidos, o que deverá ocorrer em breve, será possível que pessoas possam centralizar e gerenciar melhor suas contas de e-mail, sem ter a necessidade de criar muitas senhas diferentes para ter de memorizar depois.

Para quem não utiliza um gerenciador de senhas, o novo código irá tirar a necessidade de que o usuário que costuma usar a mesma senha para diversas contas, tenha que criar várias, já que apenas um código já irá resolver tudo.