Ao longo do tempo, a página inicial do site da Google providencia uma imagem diferente. Muitas vezes é algo relacionado a datas comemorativas como dia das mães, namorados, pais, entre muitas outras. É sempre uma surpresa que os internautas esperam ao navegar pela página.

Porém, há alguns anos atrás as imagens não existiam. Tudo começou quando os donos da página Larry Page e Sergey Brin tinham o objetivo de querer avisar todo mundo que estariam fora do escritório. Daí, eles colocaram um símbolo do Burning Man, um festival anual nos Estados Unidos, na página inicial do Google, e partiram para o festival.

Cubo mágico faz sucesso como doodle do Google

Dessa forma, Page e Bin perceberam que podiam não somente utilizar as imagens para avisar algo, mas, também para fazer parte da página do Google. É assim que começa os mais diversos tipos de homenagens em desenhos que podem ser vistas todos os dias.

Devido o tamanho do sucesso que os doodles fazem, o Google providenciou a retrospectiva de cada ano das melhores imagens da história. Assim, relembra algumas versões incríveis e clássicas que tiveram ao longo dos últimos anos.

Em especial, um dos temas estampado desses últimos dias é o cubo mágico, também conhecido por cubo de rubik, criado nos anos de 1974. Foi escolhido desta vez porque o brinquedo está completando 40 anos. Porém, o doodle conta com um diferencial, pois, nele os usuários podem manipular o quebra-cabeça digital com o mouse para tentar igualar as cores.

Cubo mágico faz sucesso como doodle do Google

O brinquedo foi criado pelo escultor e professor de arquitetura húngaro Erño Rubik, e o cubo de Rubik ou mágico só se tornou oficialmente um brinquedo nos anos 1980.  Isto rendeu o troféu de Melhor quebra-cabeça na premiação alemã “Jogo do ano” e a popularização mundial.

Geralmente é feito de plástico, onde o brinquedo consiste em um cubo cujas faces são compostas por 54 quadrados menores, de 6 cores diferentes. O desafio está justamente em igualar as cores das faces do quebra-cabeça, rotacionando os cubos menores. O jogo atrai não somente crianças, mas também, adolescentes, adultos e idosos. Todas as faixas etárias se divertem com a brincadeira.

E o que muita gente não sabe é que vai além de ser somente uma brincadeira e também um passa tempo. A curiosidade é que nos dias de hoje existem campeonatos de cubo mágico, onde os competidores concorrem por quem monta mais rápido em menos tempo.