Mundialmente famosa por ser uma das mais importantes plataformas de cursos online gratuitos da atualidade, a Coursera se notabilizou por oferecer cursos online de instituições das mais importantes do mundo.

A boa notícia para os brasileiros, é que ela acaba de oferecer cursos gratuitos online de instituições brasileiras, que são ministrados em português e que apresentam conteúdo de nomes como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o primeiro a ser oferecido.

Um grande passo

Coursera lança cursos gratuitos em português

O primeiro curso online gratuito oferecido pela Coursera de instituições brasileiras é da Unicamp, e é o curso de processamento digital de sinais, que terá aulas totalmente ministradas em português.

Mas este é o primeiro passo de muitos, já que a plataforma de cursos online gratuitos pretende lançar mais cursos da própria Unicamp nos próximos meses, além de também lançar cursos da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Lemann.

Segundo o que foi informado pela Coursera, os temas oferecidos deverão ficar entre empreendedorismo, gestão e contabilidade, mas é possível que mais temas sejam agregados no futuro.

Haverá a possibilidade do aluno completar cursos de forma totalmente gratuita, bem como também a de obter um certificado oficial de conclusão, que sairá pelo valor de 85 dólares.

De olho no mercado brasileiro

Coursera lança cursos gratuitos em português

A Coursera admitiu que o que a motivou a lançar os primeiros cursos online gratuitos de instituições brasileiras e feitos em português foi a observação que ela fez do mercado brasileiro como um todo.

Segundo a plataforma de cursos online gratuitos, os estudantes brasileiros apresentam um grande interesse por este formato de estudo, que é chamado lá fora de “signature track”.

Atualmente, nada menos do que 500 mil brasileiros figuram entre os 12 milhões de usuários do site Coursera, e com o lançamento de cursos de instituições brasileiras, a ideia é ver este número aumentar ainda mais.

Quem escolheu os temas abordados pelos cursos oferecidos pela plataforma foram as próprias instituições, o que se explica pelo fato de que nem sempre há professores com entusiasmo para este tipo de formato, que é tão recente.

É bem provável que com a expansão do modelo apresentado pela Coursera dentro do Brasil, as instituições passem a oferecer ainda mais opções de cursos para os interessados, já que mais professores se animarão para fazer parte do corpo de docentes que ministra cursos online para pessoas interessadas em aprender por uma forma diferente e ágil.