Com a rede 3G ainda não sendo uma realidade para todas as regiões do Brasil e com a rede 4G ainda engatinhando por aqui, com aparelhos habilitados para essa tecnologia com preços absurdamente altos, a notícia de que a rede 5G será implantada na Coréia do Sul pode soar um tanto utópica para os brasileiros.

Mas ela é verdadeira: a Coréia do Sul, por meio de seu Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia, anunciou que há planos de implantação da rede 5G, que seria até mil vezes mais veloz do que a atual 4G oferece aos usuários.

Para que se tenha uma ideia da rapidez que a tecnologia da rede 5G oferece, com essa velocidade declarada pelo ministério sul-coreano, seria possível baixar filmes de até 800 MB em impressionante um segundo!

Essa tecnologia é tão mais veloz do que a 4G, que ela representaria o fim do tempo de espera para carregar streaming de vídeos. E isso se aplicaria inclusive aos vídeos com resolução altíssima, como os que usam tecnologia Ultra HD (conhecida como 4K).

Segundo o governo sul-coreano, para que a implantação da moderna rede 5G seja efetuada, foram necessárias parcerias com operadoras de telefonia locais e também com duas gigantes do setor de tecnologia, a LG e a Samsung.

Coréia do Sul prepara Rede 5G para 2020

Ainda segundo o governo sul-coreano, a Samsung teria inclusive realizado testes preliminares com a tecnologia 5G em maio do ano passado, onde teria visualizado que a rede 5G pode ultrapassar os 1 gigabyte por segundo!

Os testes permitiram também observar que o sinal da rede 5G sul-coreana teria de ser melhorado, já que ele só alcançou 2 quilômetros impulsionado por nada menos do que 64 antenas.

Segundo o comunicado oficial feito pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Coréia do Sul, o investimento necessário para instalar a rede 5G no país todo será de 1,5 bilhão de dólares. Isso corresponde a 3,6 bilhões de reais. Com esse investimento, o governo sul-coreano pretende garantir que haja infraestrutura necessária para que o serviço funcione adequadamente e os cidadãos do país não tenham dificuldades com a conexão.

O governo sul-coreano estima que seja necessário mais alguns testes para que em 2017 se tenha uma versão mais estável da rede 5G. Com isso, a rede 5G estaria disponível comercialmente em, no máximo, 2020.

Apesar de toda a velocidade apresentada pelos testes preliminares, a rede 5G ainda é alvo de desconfiança, tendo inclusive sido criticada em um artigo da renomada revista Forbes em um passado nem tão distante. No entanto, ao que parece, essa tecnologia aponta para o futuro da conexão global, já que até a União Europeia já se mostrou disposta a investir na tecnologia.