A empresa de mensagens instantâneas japonesa Line anunciou o lançamento da Gatebox, uma espécie de assistente pessoal mas que conta com funcionalidades de “namorada” e que conta com uma interface holográfica.

Empresa lança “namorada” holográfica com inteligência artificial

Basicamente o seu funcionamento é bastante parecido com outros serviços de assistentes pessoais, tais como o Amazon Echo ou o Google Home. Ele responde a uma série de comandos de voz e consegue realizar uma série de tarefas simples, tais como dizer o resultado de uma determinada partida ou procurar um vídeo no YouTube.

Mas um dos seus principais diferencia é realmente a sua interface. No vidro aparece uma personagem holográfica, bastante parecida com as mulheres retratadas em animes. O nome da assistente é Azuma Hikari.

A empresa afirma que uma das suas principais características é ter uma personalidade romântica, podendo se comportar como se fosse uma “parceira” ou “namorada” do usuário. O sistema conta ainda com inteligência artificial, que ajuda a aprender mais sobre os usuários e oferecer uma interação mais personalizada.

Empresa lança “namorada” holográfica com inteligência artificial

A empresa quer que as pessoas realmente se sintam confortáveis para interagir com a assistente pessoal no dia a dia. Tudo foi pensado para que isso aconteça de uma forma “amigável”. Por exemplo, sua câmera inteligente consegue detectar rostos e saber quanto tempo aquela pessoa ficou sem aparecer na sua frente. Dessa forma, a assistente poderá dizer alguma coisa relacionada a isso na próxima utilização.

Outras funcionalidades anunciadas pela “namorada virtual” são: acordar o usuário e atualizá-lo logo de manhã com as notícias e a previsão do tempo, enviar mensagens positivas pelo celular ao longo do dia e controlar outros aparelhos da casa via Bluetooth. Dessa forma, quando o usuário estiver voltando do trabalho, o Gatebox acende as luzes antecipadamente para dar a sensação de que há alguém o esperando em casa.

O dispositivo foi anunciado em pré-venda somente para o Japão, custando 150 mil ienes (cerca de R$ 5.500). Não existe previsão ainda do lançamento do dispositivo em outros países.