Script Brasil

O que é Tecnologia da Informação (TI)?

Não é de hoje que as novas tecnologias tem se infiltrado em nossas vidas e modificado a cada dia mais o nosso cotidiano. Dessa forma, nossas relações com esse tipo de ferramenta tem se tornado cada vez mais intensificadas e assim surge a necessidade de compreender e otimizar a forma como se estabelecem essas integrações.

Sendo assim, a Tecnologia da Informação- ou mais conhecida como TI- trata-se de todo o conjunto das mais variadas atividades e soluções que servem de aparato para todos os recursos de computação que tem por objetivo promover a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações através das novas tecnologias digitais.

Tecnologia da Informação

Partindo do princípio de que a informação é um patrimônio e que é capaz de agregar valor e dar sentido às atividades que fazem seu uso, cabe uma utilização bem pensada e apropriada de todos os recursos de TI, de modo que sejam escolhidos e utilizados sistemas, ferramentas, entre outros meios que possibilitem que a informação produza um diferencial.

É importante que as medidas adotadas sejam capazes de integrar soluções que culminem em bons resultados e que atem como agentes transformadores das informações em algo de maior valor agregado, ao mesmo tempo em que leva em consideração as questões referentes aos custos e investimentos necessários.

Contudo, sabe-se que não existe uma fórmula ideal que explica o melhor modo para se utilizar e processar as informações, mas todo o processo depende de aspectos relativos ao setor do mercado em que se atua, o segmento em questão além dos outros que permeiam o negócio e os objetivos que se querem atingir. Além disso, as medidas precisam ser tomadas com cautela, já que as informações tratam-se da base da organização e interferem grandiosamente em todo o seu funcionamento, aspectos econômicos e de crescimento.

Tecnologia da Informação TI

Os profissionais de TI são indispensáveis para toda a sociedade na atualidade, já que os processos informatizados quase monopolizam todas as áreas do conhecimento e estão mais vinculados ao nosso cotidiano, como nos smartphones e tablets e o desenvolvimento de seus aplicativos. Sendo assim, a responsabilidade e atribuições de gerir a informação, desenvolver, implantar, aperfeiçoar e atualizar todas as soluções que direta ou indiretamente se relacionam com os sistemas computadorizados é atribuído ao profissional de Tecnologia da Informação (TI), sendo subdividida em diversos segmentos para que consiga abarcar toda a fatia de mercado que corresponde à esses profissionais.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários