Considerado um dos melhores aplicativos de música do momento, o Spotify acaba de chegar ao Brasil, oferecendo todos os recursos de seu excelente serviço online de streaming de músicas.

No entanto, o que mais chamou a atenção da mídia foi o anúncio feito pelo CTO da empresa, Oskar Stal, que afirmou que o Spotify foi alvo de um ataque de hackers que acabou por expor dados e informações sigilosas da empresa.

Spotify anuncia que foi hackeado

Lançado em 2008 para o mercado europeu, o Spotify é um aplicativo para reprodução de música feito para rodar em sistemas como o Symbiam, o iPhone, o iPad, o Android e o BlackBerry.

Além disso, ele também roda em sistemas operacionais de computadores, como o Microsoft Windows, o Mac OS X e o Linux.

A sede da empresa que criou o aplicativo de streaming de músicas fica localizada na cidade de Estocolmo, na Suécia, e o Spotify apresenta uma série de acordos assinados com grandes gravadoras como a Universal Music, a EMI, a Sony BMG, a Hollywood Records e a Warner Music.

Por causa de seu grande sucesso, o Spotify acabou por despertar a atenção dos hackers, e com isso, acabou por sofrer uma série de ataques que trouxe à tona uma série de informações sigilosas da empresa.

No entanto, foram feitas análises que apontaram para a ausência de prejuízos materiais para a empresa, sendo que nenhum dado de acesso de usuários do aplicativo foi acessado pelos hackers.

Ou seja, as senhas e os números dos cartões de crédito da base de assinantes do Spotify não foram acessados pelos hackers, evitando que maiores problemas pudessem ocorrer.

No entanto, o ocorrido acabou por expor as fragilidades do sistema de segurança do aplicativo, levando a empresa a começar a aumentar os investimentos com segurança utilizados.

Spotify anuncia que foi hackeado

A Spotify, como já dito, já trabalha para melhorar seus sistemas de segurança, para evitar que novos ataques similares ocorram no futuro, e também para tranquilizar sua enorme base de assinantes.

Outra providência tomada pela Spotify será deslogar alguns usuários para que as músicas de suas playlists possam ser baixadas novamente pelos mesmos.

Para os donos de dispositivos que rodam no sistema operacional Android, a Spotify anunciou que haverá a necessidade de que seja feita uma atualização do aplicativo do serviço.

Com isso, a empresa acredita que novos ataques do gênero não possam ocorrer novamente, e caso venham a ocorrer, eles sejam prontamente repelidos por seus sistemas de segurança melhorados e mais eficientes.