Nintendo lançará console para países emergentes

A Nintendo é uma das empresas mais tradicionais do segmento, mas o momento não é bom. Perdendo espaço, ela anunciou novidade para os países emergentes

Por Victor Palandi

publicado em Curiosidades

A Nintendo Company Limited é uma empresa japonesa que produz videojogos. A empresa tem grande renome no que tange a fabricação de jogos e videogames que se tornaram ícones devido a sua qualidade e forma como revolucionaram o mercado dos jogos depois do concorrente Atari, num trabalho incansável e extenso para criar personagens e histórias capazes de aproximar e encantar todos os seus públicos.

A empresa foi criada em 1889, por Fusajiro Yamauchi, como uma empresa que fabricava cartões de um tipo de baralho japonês. Contudo, após sua morte, a empresa passou por um grande período de instabilidade, seguida de diversas novas posses que geraram problemas estruturais e constantes redefinições dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Contudo, a partir da década de 70, a empresa começa a perder mercado na venda das cartas para as empresas de jogos eletrônicos, cabendo que ela se adapte as novas tendências do mercado e crie possibilidades de manter-se em pé.

Assim, a Nintendo passa a produzir pequenos aparelhos de tela em cristal líquido para reprodução de jogos, seguida da fabricação de fliperamas. Mais tarde, em 77, a empresa decidiu criar um novo jogo capaz de dar utilidade aos gabinetes do malsucedido Radar Scoope, gerando os personagens que se tornaram ícones da empresa: gorila-título e Super Mario. Em constante processo de modernização, a empresa japonesa deu poderosos passos ao criar seu primeiro console no ano de 1983. Dai por diante o sucesso da companhia Nintendo só foi crescendo e ganhando o mundo, fazendo com que a empresa se tornasse referência no segmento.

A essa altura do campeonato as coisas já não estão tão fáceis para a japonesa. Atualmente, os consoles ofertados por ela possuem design e especificações técnicas que não foram capazes de animar os compradores, fazendo com que o aparelho não alcançasse os níveis de sucesso e vendas que se esperava, de modo a acarretar em prejuízo superior a 228 milhões de dólares para a empresa, que já sofre por três anos consecutivos de crise financeira e instabilidade.

Para controlar e reverter essa fase, a empresa anunciou que lançará um modelo de console especial para atender aos países emergentes. O grande foco da empresa é abarcar uma ampla fatia do mercado chinês que, enfim, teve a venda de aparelhos de videogame liberados para venda, como também todos aqueles países que tem menor poder de compra e a indústria dos games é vagamente explorada.