Microsoft anuncia DirectX 11.3

Uma das principais ferramentas do DirectX 11.3, e que chamará muito a atenção dos usuários, são os ROVs (Rasterizer Ordered Views).

Por Victor Palandi
- Atualizado
publicado em Curiosidades

Quando anunciou que iria lançar o DirectX 12, a Microsoft deu boas notícias que indicavam melhorias que iriam superar em muito a sua versão atual, deixando os fãs muito ansiosos com a sua chegada.

Mas o que muitas pessoas não imaginavam é que a Microsoft iria anunciar uma nova versão do DirectX 11.3 que iria chegar ao mercado com algumas das inovações do seu sucessor incorporadas.

Com isto, várias das funcionalidades gráficas que só seriam visíveis no DirectX 12 também serão suportadas pelo DirectX 11.3, o que irá agradar em muito aos mais exigentes consumidores que talvez não tenham condições de comprar o DirectX 12 logo no início.

Com o lançamento do DirectX 12, a Microsoft pretende atender às demandas dos consumidores mais exigentes, sendo necessário que haja uma maior experiência por parte dos usuários para manuseá-lo.

No entanto, com o anúncio do lançamento da nova versão do DirectX 11.3 com capacidade de suportar funcionalidades gráficas implementadas no DirectX 12, a Microsoft aponta para a ideia de ter uma espécie de versão intermediária, mais voltada aos usuários menos experientes.

Mesmo sendo mais fácil de ser manuseado, os resultados gráficos oferecidos pela versão do DirectX 11.3 são bem acima da média, o que irá contribuir para os trabalhos de qualquer tipo de usuário.

Uma das principais ferramentas, e que chamará muito a atenção dos usuários, são os ROVs (Rasterizer Ordered Views), que oferecem o recurso de desenvolver com total controle sobre a ordem de elementos geométricos enquanto viram pixels na tela.

Este processo é conhecido vulgarmente como rasterização, e deverá agradar em cheio aos usuários mais exigentes, o que torna o DirectX 11.3 uma excelente opção.

Outra ferramenta importante serão os UVAs (Unordered Access Views), que consistem em um sistema de carregamento que é capaz de permitir que múltiplas GPUs consigam acessar o local simultaneamente sem causar conflitos de memória.

Deste modo, a utilização fica muito mais ágil e muito mais próxima do que deverá ser a utilização do DirectX 12, que deverá elevar este tipo de produto a um patamar nunca antes alcançado.

Mais uma ferramenta que merece destaque no lançamento do DirectX 1.3 é o VTR, que nada mais é do que um sistema que possibilita ao usuário a implementação de diversas texturas complexas e de grandes proporções, acarretando uma redução no gasto de memória, gerando também uma grande economia em seu uso.