Nesta sexta-feira, dia 2 de junho, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai fazer uma transmissão especial e inédita ao vivo de imagens que serão enviadas diretamente de Marte. A “live” será parte das comemorações dos 20 anos de atividade da sonda Mars Express. Com isso, as pessoas do planeta Terra terão o que, até o momento, é o mais próximo de imagens diretamente do planeta vermelho.

Mars Express fará “live” diretamente de Marte nesta sexta (2 de junho)

A ESA vai exibir novas imagens tiradas pela câmera Visual Monitoring Camera (VMC), da Mars Express. A sonda chegou ao planeta em 2003 e conta com esta câmera, criada para monitorar a separação do lander Beagle 2 há duas décadas; após acompanhar o procedimento, ela foi desativada.

No ano de 2007, a agência ativou a câmera novamente, e o objeto se tornou responsável por importantes descobertas e registros feitos pela comunidade cientifica no planeta Marte, como o de uma longa nuvem, observada sobre um dos vulcões mais famosos do planeta.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela Agência, a transmissão vai enviar imagens captadas a cada 50 segundos. Mas elas não vão conseguir ser acompanhadas exatamente em tempo real, pois elas vão demorar uma média de 18 minutos até chegarem por aqui.

Mars Express fará “live” diretamente de Marte nesta sexta (2 de junho)

O tempo de espera para que as imagens cheguem ao planeta incluem 17 minutos para a luz viajar de Mate até a Terra na configuração atual, e cerca de um para percorrer cabos e servidores em solo. O tempo se deve à distância de Marte somada à sua posição e à da Terra em relação ao Sol, que fazem com que os sinais de lá levem até 22 minutos para chegar aqui. É por isso que não é possível ver imagens de Marte ao vivo, no sentido literal.

A transmissão vai acontecer através do canal da ESA no YouTube a partir das 13 horas, horário de Brasília, e tem previsão de durar cerca de uma hora.