O mundo dos computadores cresce gradativamente a cada ano e, muito por conta disso, novas ferramentas têm de ser criadas, principalmente com desenvolvimento capaz de atender a demanda de todos os usuários, cada vez mais exigentes e conhecedores de diversas técnicas. Um sistema operacional que veio para auxiliar o usuário em diversas atividades é o Linux, desenvolvido pelo núcleo Linux, originário da Finlândia, no norte da Europa.

Origem do Linux

O sistema operacional Linux foi desenvolvido por Linus Torvalds, que trabalhava no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, na Finlândia, sendo sua inspiração o sistema Minix. Com o trabalho de vários engenheiros e cientistas da computação, o núcleo Linux que era um sonho, passou a ser visto com outros olhos por empresas gigantes do setor tecnológico. Empresas como a Google, Hewlett-Packard (HP), IBM, Oracle e Novell passaram a ser colaboradoras e de alguma maneira inserir o sistema Linux em suas operações. Com isso, a empresa passou a ter uma maior visibilidade no mercado de computadores.

LinuxA primeira versão do Linux foi lançado em outubro de 1991, porém, era utilizado apenas por programadores ou pessoas que tivessem níveis avançados em computação. Com o passar dos anos, o Linux começou a ter seu sistema mudado, e hoje faz parte de uma grande fatia de computadores pessoais. O Tux, um pinguim bem carismático, é o logo da Linux, que chama muita atenção das crianças que buscam seu primeiro computador. A imagem de um pinguim, segundo os técnicos da empresa, foi escolhida após um animal da espécie morder em um zoológico o criador da marca.

Hoje, a Linux trabalha forte para poder entrar na fatia de sistemas operacionais para eletrônicos portáteis, como tablets e smartphones. Todos os engenheiros da empresa não têm medidos esforços pra chegar a uma solução que traga compatibilidade e soluções perante às empresas que atuam no segmento.

O sistema operacional Linux é muito usado através da prática dual-boot, que a nada mais é um trabalho conjunto que pode ser feito com outros sistemas operacionais como o Windows. Através do dual-boot, o usuário pode fazer manutenção e abrir outros programas. O blog, porém, alerta que o Linux ainda é um sistema operacional complicado de ser usado por internautas iniciantes ou com pouca experiência em sistemas mais pesados. Vale a pena pesquisar e saber mais sobre os eletrônicos que se utilizam do sistema operacional Linux. Agora, se você já tem uma experiência, vale a pena apostar no Linux.