Fundada em 1968, em Mountain View, Santa Clara, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, a Intel é uma multinacional presente nos mais diversos países. O foco principal da empresa são os circuitos integrados e os microprocessadores. São vários os títulos e produtos lançados ao longo do mais de 50 anos da empresa. Além dos chips a empresa se destaca na tecnologia Bluetooth, placas de rede, placa-mãe e memórias flash.

O sistema Intel hoje está presente em netbooks, notebooks, computadores pessoais e também em máquinas utilizadas por profissionais. Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história da Intel e onde ela está presente em suas produções, leia sobre o mais novo lançamento, o Intel Galileo, algo que irá revolucionar o mercado de processadores.

O que é o Intel Galileo?

Intel Galileo

A Intel quer entrar de cabeça no segmento de processadores de baixo consumo de energia e que podem ser acessados das mais diversas plataformas, já que hoje, há muitos aparelhos instantâneos que necessitam dos mais variados chips para funcionamento. Após estudos, e a nova parceria com a Arduino, as empresas chegaram até o Quark, que é a nova família dos chamados SoC, que são os processadores de baixo consumo. Nesse parâmetro, criaram o Intel Galileo.

Para o conceito, a placa será equipada com o Quark SoC X1000, um single-core com as mesmas características de um  Pentium com clock de 400 MHz. Na busca incansável pela tecnologia, o Intel Galileo poderá ser acessado nas mais diversas plataformas, inclusive USB 2.0, Ethernet e PCI Express. A nova placa da Intel ainda terá acesso a amplo conteúdo, todos relacionados aos sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS X. Também há possibilidade de rodar uma gama dos chamados softwares livres.

De acordo com Brian Krzanic, CEO da Intel, o protótipo Galileo será voltado para o ambiente educacional.  A tendência é que cerca de cinquenta mil placas sejam distribuídas a mil universidades em diversos países do mundo nos próximos 18 meses. A utilização do Intel Galileo deverá abrir diversas conexões no ambiente acadêmico, facilitando o estudo e a movimentação dos alunos em diversos momentos.  Ainda segundo a companhia, o Intel Galileo estará disponível em novembro e a empresa fornecerá mais informações ao longo do final de 2013. Agora é esperar o lançamento oficial do produto e verificar sua dimensão no mundo pessoal e profissional, levando em conta seu tamanho e sua potência, que poderão ser utilizados nas mais distintas plataformas.