De todas as enfermidades que podem acometer o corpo humano, nenhuma é tão terrível quanto a cegueira. Ela nos priva da luz, das cores e das formas que nos cercam em um mundo tão complexo que só pode ser sentido em toda a sua plenitude por meio da visão.

Há os deficientes visuais que perderam a visão no decorrer da vida. Há também os deficientes visuais que perderam esse sentido ainda pequenos ou então, o que é pior, há os que nunca tiveram a oportunidade de sentir o mundo por meio de seus olhos.

Pois a ciência sempre tentou desvendar os segredos por trás da visão, para que fosse possível devolver a essas pessoas o sentido da visão. E parece que finalmente ela conseguiu ao menos dar um passo rumo a uma cura para essa terrível condição.

Por meio de uma tecnologia que foi desenvolvida por uma empresa com sede nos Estados Unidos chamada Second Sight cujo ramo de atuação é a criação de próteses oculares, foi possível a pacientes com cegueira total distinguir formas, como a sombra refletida no chão.

Essa tecnologia consiste em realizar um implante ocular nos pacientes, que depois utilizam um par de óculos especiais que permitem distinguir formas em preto e branco.

Implante Ocular Cego

Esse avanço significativo da ciência pode ser o primeiro passo para uma cura definitiva, que pode chegar mais rápido do que possamos imaginar.

Após os testes preliminares com resultados altamente positivos, uma grande quantidade de pacientes decidiu fazer a operação para colocar o implante ocular. Essas cirurgias estão sendo realizadas na cidade de Lausanne, na Suíça.

Os primeiros testes dessa tecnologia foram realizados na cidade de Genebra, também na Suíça, em 2008.

Os pacientes passam por uma espécie de aula, onde são treinados a se adaptar à nova realidade, já que muitos sequer enxergaram uma vez na vida. Esse treino consiste, por exemplo, em passear por um parque, onde diversos objetos podem ser vistos pelo caminho. Os pacientes não conseguem distinguir os objetos, mas conseguem percebê-los. Os especialistas os identificam para que os pacientes possam assimilá-los e desse modo, conseguir identificá-los em um momento subsequente.

Segundo dados divulgados, cerca de 80 pacientes já tiveram o implante colocado em seus olhos e já estão participando dos testes.

Apesar de ser extremamente animadora, a nova tecnologia ainda terá um grande obstáculo até se tornar popular em todo o mundo: o seu preço muito alto. O conjunto todo custa mais de 90 mil euros.