Script Brasil

Hacker: O que é? O que faz?

Atualmente, o mundo tem se voltado para a segurança digital e virtual, e muito dessa preocupação se deve ao surgimento de uma figura que tem atormentado a vida de pessoas, instituições e até órgãos governamentais.

Estamos falando do hacker, que você passará a conhecer melhor neste artigo, pois iremos falar sobre o que de fato ele é e principalmente, sobre o que de fato ele faz que tanto assusta o mundo todo atualmente.

Hacker

O hacker nada mais é do que uma pessoa que tem dedicação muito maior do que o normal para conhecer e alterar dispositivos, programas e redes de computadores, fazendo com que seus sistemas de segurança sejam violados.

Normalmente, o hacker é um criminoso, pois ele costuma utilizar seus conhecimentos para violar sistemas de segurança de bancos, por exemplo, ou também para violar sistemas de segurança de empresas.

Mas há também os hackers que utilizam seus conhecimentos apenas para pregar peças em instituições das quais são contrários, ou então para ajudar grupos a atacar instituições que desejam expor práticas ilícitas.

Há também o hacker ativista, que utiliza seus conhecimentos para colaborar com projetos como congressos de discussão sobre segurança na rede, ou então para criar algum tipo de software livre.

A palavra hacker tem origem na língua inglesa, sendo que ela normalmente é traduzida para o português como sendo “decifrador”, e já é comum no Brasil algumas pessoas utilizarem o “verbo” hackear para se referir à prática de atacar computadores e sistemas feitos por esses indivíduos.

Hacker: O que é? O que faz?

Como normalmente precisam se debruçar de modo intenso aos estudos para entender como se dá o funcionamento interno de dispositivos, programas e redes de computadores, os hackers costumam ter uma vida social quase nula.

Com isso, é comum associar a figura de um hacker à figura de um nerd que praticamente não sai de casa e que vive enfiado no quarto de casa mexendo em seu computador.

Normalmente, o hacker é capaz de atacar um sistema de segurança virtual de modo direto, ingressando nele por meio de seus conhecimentos, mas também são comuns ataques feitos por hackers que utilizam vírus para destruir as defesas do sistema que desejam invadir.

Atualmente, a figura do hacker é tão importante que há departamentos de polícia espalhados pelo mundo que já contratam esses indivíduos para criar mecanismos de defesa ou para criar meios de encontrar outros hackers que praticam atividades criminosas na web. 

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários