Você já reparou que muitas empresas começaram a alterar o design do seu logo e publicações, além do visual de muitos aplicativos ou programas, preferindo por uma aparência mais plana e simplificada?

Trata-se do flat design, uma tendência que se solidificou em 2014 e que acaba trazendo um ar mais moderno e diferenciado, independente do seu uso. O logotipo de várias empresas, como Google, Microsoft e até famosas empresas brasileiras, como o SBT e a Globo, acabaram se rendendo a essa tendência e modificaram o seu visual, trazendo um pouco mais de simplicidade para a parte de comunicação.

Afinal, o que muda nesse tipo de design?

Flat design: por que grandes empresas apostam nessa ideia?

A resposta é igualmente fácil, tendo como base um único argumento: a simplicidade. Hoje, criou-se uma tendência em relação ao minimalismo e às formas geométricas. É algo bem comum de tempos em tempos, como se cada época tivesse um determinado padrão.

Se você pega a parte estética dos anos 60, por exemplo, você vai perceber o uso de formas geométricas e cores bem chamativas. Nos anos 1970 e 1980, a evolução continua, indo de tons berrantes para tons mais sóbrios e a preferência por toques mais realistas e certamente mais palpáveis, com outros elementos históricos e sociais do momento.

Hoje, o flat design acaba justamente trabalhando com alguns elementos da época em que vivemos: se a ideia é vivermos de modo conectado, essa estrutura de design acaba justamente trabalhando com essa ideia de botões e formas geométricas, aliado a um visual mais clean, mais digital.

Sabe quando víamos um filme mais antigo que trazia um futuro bem limpo? É mais ou menos isso que o flat design faz na atualidade. Um logo feito com esse estilo tem uma aparência mais simples e mais séria, enquanto um aplicativo construído com essa base para a sua interface é mais moderno e dinâmico.

Flat Design

Essa é uma tendência que vai se manter?

Provavelmente, sim. Esses estilos visuais acabam se mantendo por um tempo e depois mudam; é algo comum e que segue uma tendência geral que, como dissemos, sofre influências do contexto social e histórico do momento.

As empresas que adotaram esse visual em seu logotipo ou logomarca optaram por se destacar diante de um público jovem e mais conectado, e essa mudança de imagem acaba mostrando justamente a necessidade de se manter antenado e presente no atual contexto de estilo e padrão.