Script Brasil

Entenda o conceito M2M

Hoje em dia muito se fala em tecnologias como Bluetooth e Wi-Fi. Mas a verdade é que muitas pessoas não sabem o que significa um sistema M2M (Machine to Machine), que traduzindo literalmente, significa Máquina a Máquina.

A tecnologia M2M refere-se à capacidade que um dispositivo sem fio, ou com fio, tem de se comunicar com outros dispositivos que possuam a mesma capacidade. Ela utiliza de um dispositivo que captura eventos, tais como temperatura, níveis de estoque, por exemplo, e envia através de uma rede, que pode ser sem fio, com fio ou hibrida para um programa. Esse programa correlaciona essas informações e as transforma em informação útil.

A comunicação proporcionada pela tecnologia M2M só é possível graças à telemetria, que é a linguagem utilizada pelas máquinas para estabelecer comunicação entre si. Essa comunicação é obtida por meio de uma rede remota de equipamentos que transmitem as informações de volta para um centralizador com a finalidade de analisá-las. Essas informações poderão ser roteadas depois disso para algum sistema computacional, que poderá ser um computador pessoal, pode exemplo.

A evolução da comunicação feita através da tecnologia M2M tornou possível estabelecer conexão além do tradicional ponto-a-ponto. Hoje é possível transmitir informações e dados de sistemas de rede para equipamentos pessoais, o que revolucionou o modelo.

M2M

Com a expansão da rede sem fio por praticamente todo o mundo, as coisas ficaram mais fáceis para se estabelecer comunicação M2M, reduzindo, entre outras coisas, a quantidade de energia e o tempo necessário para realizar a transmissão das informações entre os dispositivos.

Com essa universalização das comunicações do tipo M2M, as oportunidades de negócio relacionadas a elas aumentaram consideravelmente e os consumidores ficaram ainda mais conectados aos fabricantes, o que mudou inclusive a natureza dessas relações.

O SMS (torpedo ou mensagem de texto) pode ser considerado um tipo de comunicação M2M. Sua popularização nos últimos anos deveu-se ao sistema de comunicação móvel global (GSM) e sua criação inclusive foi em virtude deste. Porém, seu sucesso foi tão grande que atualmente, o SMS ainda está disponível em outras formas de redes, inclusive as modernas redes 3G e 4G.

Houve preocupações em relação à confiabilidade do SMS como canal M2M, porém com o crescimento da SS7 direta possibilitou uma melhor confiabilidade. Com a melhor conexão de gateways de SMS, agora é possível, por exemplo, confirmar o recebimento de um SMS, o que diminuiu as preocupações com a segurança do sistema. 

Postado em .


Pela Web

Comentários