A Campus Party Brasil 2014 está rolando no Anhembi, na capital paulista. E o que os visitantes estão vendo é uma grande quantidade de novidades tecnológicas de última geração que prometem fazer sucesso em breve no mercado mundial. Foi exatamente isso que o pesquisador Alessandro Faria apresentou ao público presente à Campus Party na última terça-feira, dia 28 de janeiro.

O pesquisador brasileiro apresentou uma tiara que possui um transmissor de ondas cerebrais que deixou todos os presentes de boca aberta. Segundo o pesquisador a tiara poderá ajudar a controlar TVs, carros e também poderá auxiliar na realização de investigações policiais.

O dispositivo apresentado trabalha transmutando a atividade cerebral do usuário em comandos que podem ser direcionados a aparelhos eletroeletrônicos, por exemplo.

O nome do dispositivo é Emotiv Epoc, e consiste de uma tiara equipada com 14 sensores em forma de eletrodos, muito similares aos que vemos em encefalogramas. Esses eletrodos captam os impulsos nervosos do usuário.

As ondas cerebrais do usuário são transmitidas pela tiara para um computador (por meio de um algoritmo), que traduz as informações e direciona tudo para uma ação, que será executada pelo aparelho eletroeletrônico conectado ao sistema.

Emotiv Epoc

Na apresentação feita pelo pesquisador Faria, foram demonstradas cenas dele utilizando a tiara para realizar algumas ações, como ligar e desligar uma TV, bem como trocar de canal. Tudo usando apenas as ondas cerebrais. Ou, em outras palavras, usando apenas o “poder” da mente.

O que mais impressionou os presentes foi o vídeo em que um jovem aparece dirigindo um veículo sem precisar tocar no volante. O jovem usava apenas a tiara na cabeça, captando e enviando as ondas cerebrais que permitiam ao veículo se guiar virando para a direita ou para a esquerda de acordo com o pensamento do jovem.

Alessandro Faria informou que antes de realizar os testes onde controlam aparelhos e carros com suas ondas cerebrais, os usuários passam por uma prova onde tem de relacionar pensamentos e ações. Isso é feito até mesmo para garantir a segurança da pessoa, especialmente no caso do carro.

Segundo informações de Faria, a tiara custa aproximadamente 300 dólares, mas como é necessário ter um kit para desenvolvedores, esse preço aumentará de modo considerável. Esses kits custam entre 500 e 7 mil dólares.

Ainda segundo Faria, a tiara Emotiv Epoc poderá ser utilizada também para auxiliar em investigações policiais, já que o cérebro humano emite ondas especificas quando a pessoa tenta omitir algum tipo de informação. Nesse caso, funcionaria como um detector de mentiras (polígrafo).