Um dos jogos de tiro em primeira pessoa (first person shooter) mais famosos do mundo, o Crossfire foi criado em 2007, e desde então vem galgando uma trajetória de sucesso entre os gamers do mundo todo que só cresce a cada dia.

Pois uma prova desse sucesso foi a divulgação da lista dos games gratuitos (free-to-play) mais lucrativos do mundo no ano de 2013. Crossfire aparece na primeiríssima posição, bem a frente do segundo colocado, que foi League of Legends.

Para que se tenha uma ideia do tamanho do faturamento gerado pelo game, segundo a lista, Crossfire aparece no topo com 957 milhões de dólares, enquanto que League of Legends obteve 624 milhões no mesmo período.

A diferença e tão grande, que ela quase representa o valor o faturamento do quinto colocado da lista, o game Maplestory, que obteve um faturamento 326 milhões, no mesmo período.

Com o sucesso e com o faturamento apresentado por Crossfire e outros games, o free-to-play passa a representar uma parcela importante da indústria.

Para que se tenha uma ideia do que isso representa, o mercado free-to-play apresentou um crescimento de 45% durante o ano de 2013, fazendo com que esse se tornasse o segundo mercado em importância para a indústria, ficando atrás apenas do mercado mobile.

É provável que essa tendência de crescimento do mercado de jogos gratuitos, impulsionado por franquias fortes como Crossfire e League of Legends acabe por tornar-se o maior mercado da indústria dos games em breve, ainda nos próximos anos.

Com isso, jogos como Crossfire, muito provavelmente acabem por se tornar alguns dos maiores sucessos da história da indústria dos games em todos os tempos.

Não irá demorar a chegar o ano em que um game free-to-play atingir a marca do 1 bilhão de faturamento anual, e quando isso ocorrer, a indústria dos games já terá sido dominada por essa modalidade de jogo, que tanto faz sucesso.

Crossfire

Abaixo segue a lista completa, com os 10 games gratuitos com maior faturamento em 2013:

1 – Crossfire – 957 milhões de dólares

2 – League of Legends – 624 milhões de dólares

3 – Dungeon Fighter Online – 426 milhões de dólares

4 – World of Tanks – 372 milhões de dólares

5 – Maplestory – 326 milhões de dólares

6 – Lineage II – 257 milhões de dólares

7 – World of Warcraft – 213 milhões de dólares

8 – Star Wars: The Old Republic – 139 milhões de dólares

9 – Team Fortress 2 – 139 milhões de dólares

10 – Counter-Strike Online – 121 milhões de dólares