Com o crescimento das novas tecnologias digitais e a crescente demanda por aprimoramento e desenvolvimento de aparelhos e softwares que englobem serviços especializados e que atendam aos portadores de necessidades especiais, possibilitando o fenômeno que chamamos de cidadania digital e acessibilidade para todos os indivíduos, independentemente de suas restrições e dificuldades. Sendo assim, com os celulares não poderia ser diferente, já que esse tipo de parelho está cada vez mais presente em nossas vidas e deve estar adaptado a todo tipo de necessidade e característica do consumidor.

Pensando nisso, a empresa inglesa OwnFone apresentou na última segunda-feira (19) para o mercado do Reino Unido o primeiro aparelho celular com tecnologia desenvolvida para deficientes visuais com inscrições em braile para possibilitar a leitura e o reconhecimento. O aparelho será disponibilizado para venda por um valor médio de 60 libras, que equivalem a mais ou menos 223 reais em conversão direta.

primeiro celular em braille do Mundo

Outro diferencial do aparelho é que foi todo impresso em 3D, possibilitando que fossem criados os botões com as inscrições em braile, unindo acessibilidade e preço justo, já que através desse método de produção foi possível reduzir os custos significantemente. Da mesma forma, o aparelho oferece letras de letras e números em alto relevo, dedicadas exclusivamente para os deficientes visuais que não aprenderam a ler em braile.

Vale ressaltar que um protótipo de aparelho com inscrições em braile já havia sido feito em 2013 por uma empresa indiana, mas somente agora a empresa britânica virou a ideia do papel e tornou-a possível e acessível para um grande número de usuários que necessitavam desse tipo de iniciativa. Além disso, o gadget possui um visual arredondado e que será oferecido em diversas cores.

Ownfone

Aqueles que possuem interesse e desejam comprar o modelo poderão ter acesso através do site da companhia e criar um aparelho customizado e que se enquadre nas necessidades de cada cliente. Cabe lembrar que os aparelhos poderão ser elaborados com a integração de até quatro botões que serão previamente programados para efetuar ligações para os serviços de emergência e até mesmo contatos de sua lista.

Além de toda a revolução comercial e tecnológica, esse tipo de criação trata-se de dar passos significativos na acessibilidade, tornando aparelhos tecnológicos acessíveis para todos os indivíduos, sem nenhum tipo de discriminação ou empecilho elaborado a partir de restrições ou problemas de saúde que não restringem o indivíduo de se comunicar e interagir com todos.