Script Brasil

Blu-Ray: momento ou tendência?

Várias foram as discussões sobre as diferenças entre o formato original dos DVDs e atual Blu-ray. Qual é melhor? E quanto aos preços? O Blu-ray veio mesmo para ficar ou é apenas um formato que logo será esquecido?

Os aparelhos leitores do Blu-ray disc chegaram ao Brasil em 2006 e sua venda vem crescendo lentamente, graças a queda do preço. Porém, ainda há dúvidas sobre o futuro desse tipo de tecnologia no país, visto que ainda assim os aparelhos de DVD são bem mais baratos e ainda existe a facilidade de encontrar todos os filmes possíveis gratuitos na internet.

Diferenças entre DVD comum e Blu-Ray

Blu-Ray: momento ou tendência?

Não há diferenças físicas entre o DVD simples e o Blu-Ray disc; porém existem as diferenças operacionais. 

O Blu-ray tem a definição melhor que o DVD. Ele comporta até 50GB, já o DVD comporta até 15,8 GB. A leitura do Blu-Ray é feita por um laser azul, já o DVD usa laser comum

No entanto, essas diferenças técnicas pouco afetam o consumidor na hora da compra. Mesmo com o Blu-ray sendo popularizado, a diferença de preços entre esse e o DVD ainda é bem grande. Ou seja, pouco importa a capacidade de armazenamento e dimensão e qualidade de imagem, quando isso atinge o bolso.

Prós e Contras do Blu-Ray

Prós - A qualidade do vídeo e do som é bem superior, chegando a ser 6 vezes melhor que a do DVD comum. E ainda apresenta um processador que possibilita assistir aos discos que não são Blu-Ray.

Contras - O aparelho é mais caro, os filmes também e até a TV precisa ser uma Full HD, para que a qualidade seja mesmo boa. E quando o assunto chega no bolso do consumidor, a conversa é outra.

Blu-Ray: momento ou tendência

Muitos dizem que o Blu-ray já "nasceu morto" o que é algo a se considerar visto que pouco cresceu no Brasil, por culpa do preço abusivo praticado no mercado nacional.

Ao contrário do que acontece aqui, nos Estados Unidos e China as vendas já ultrapassaram as vendas de DVDs comuns. 

Mas o fato é que ele não atingiu nem conquistou as massas, assim poucas pessoas possuem interesse em comprar esse aparelho, quando o DVD ainda está em plena circulação e fazendo o mesmo serviço, mesmo com tecnologia inferior.  

Dizem por aí que o DVD é o presente; portanto, talvez, o Blu-Ray seja uma tendência no futuro. O que você acha disso? Qual sua visão?

Postado em .


Pela Web

Comentários