Desde que entrou para o calendário comercial brasileiro nos últimos anos, a Black Friday em sua versão tupiniquim, sempre foi alvo de reclamações, polêmicas e críticas, especialmente pelo fato de que os descontos nunca chegaram perto do que se vê na versão original, dos Estados Unidos.

A versão 2014 da Black Friday ocorreu no último dia 28 de novembro, e teve a participação de grande quantidade de lojas importantes do varejo brasileiro, atingindo o comércio virtual e físico.

Com código de ética para a edição deste ano, a Black Friday 2014 pretendia ser apenas um sucesso comercial, passando longe da chuva de reclamações vista na edição do ano passado, mas infelizmente, o que se viu foi uma quantidade de reclamações recorde, bem maior do que a que foi vista no ano passado.

Black "Fraude"

Balanço da Black Friday 2014

Como já tem sido comum com praticamente todo tipo de evento social importante, também a Black Friday 2014 não passou incólume, recebendo um apelido infame dentro das redes sociais: Black Fraude.

E isto se deve por causa da quantidade imensa de reclamações que foi registrada no evento deste ano, que superou já nas primeiras horas do dia a quantidade registrada durante a edição 2013.

A maior parte das reclamações foi direcionada ao fato de que muitas lojas (tanto virtuais, quanto físicas) estavam “maquiando” os preços, dando descontos que na verdade não eram verdadeiros.

Houve muitas acusações de supervalorização de produtos algumas semanas antes da Black Friday, acarretando em descontos imaginários durante a sexta-feira em que o evento realmente ocorreu.

Black Friday 2014

Os campeões de reclamações

O portal Reclame Aqui listou os estabelecimentos campeões de reclamações durante a edição 2014 da Black Friday. Vamos ver quais são eles:

  • Submarino: mais uma vez o site foi o estabelecimento mais problemático durante a Black Friday, com reclamações de todas as ordens, exatamente como no ano passado;
  • Americanas: tanto a rede de lojas físicas, quanto o site do gigante de varejo receberam uma grande quantidade de reclamações, ficando em segundo lugar neste ano;
  • Saraiva: a rede de livrarias apareceu na terceira posição, recebendo muitas reclamações, especialmente em relação ao site, que caiu por diversas vezes durante o dia;
  • NetShoes: voltado para produtos esportivos, o site recebeu uma série de reclamações, especialmente por causa da lentidão no atendimento e também por causa dos preços;
  • KaBuM!: completando a lista dos 5 primeiros no ranking de reclamações da Black Friday 2014, está o KaBuM!, que sempre é problemático.

No entanto, apesar das reclamações, o fato é que houve um aumento no movimento em relação ao ano passado, e muita gente conseguiu de fato economizar um bom dinheiro durante a edição deste ano. Agora é aguardar a versão 2015.