Famosa no mundo todo, a Adobe acaba de fazer um lançamento oficial que deverá trazer mudanças positivas para a vida de muitas pessoas: a primeira versão finalizada do editor Brackets.

Este editor é uma ferramenta direcionada para a edição de códigos HTML, CSS e JavaScript, sendo que se trata de um programa open source que foi desenvolvido dentro destas linguagens.

Segundo informações da própria Adobe, o editor Brackets chega com versões tanto para Windows, quanto para Mac e também para Linux.

Uma alternativa importante

Adobe lança oficialmente o editor Brackets

O editor Brackets deverá ser uma alternativa importante frente aos já bastante conhecidos NotePad++, Atom, Gedit e Sublime, e seu foco, segundo especialistas, será o público composto por web designers e por desenvolvedores.

Com ferramentas visuais inovadoras e diferenciadas, o editor Brackets da Adobe apresenta alguns recursos realmente interessantes, sendo que os principais podem ser considerados os seguintes: o Live Preview e a extensão Extract (sendo que esta última ainda passa por testes).

Os novos recursos

O Live Preview que é oferecido pelo novo editor Brackets da Adobe tem como principal característica permitir aos usuários visualizar em tempo real, e por meio do navegador, todas as mudanças que foram feitas no código de uma determinada página.

Já a extensão Extract, que está em testes, deverá servir para que sejam extraídos dados (cores, gradientes, fontes e camadas), de um arquivo PSD, possibilitando a geração de um novo CSS com estas informações.

Adobe lança oficialmente o editor Brackets

Mais funcionalidades

E a quantidade de novidades oferecidas pelo novo editor Brackets da Adobe não para por aí, já que ele também irá apresentar muitas outras funcionalidades, para deixá-lo ainda mais moderno e eficiente.

Ele apresenta suporte pré-processadores, como o SCSS e o LESS, além de também apresentar suporte para edição “inline”, que é uma função realmente diferenciada, já que possibilita que seja editado um CSS dentro do HTML, por exemplo, sem que haja a necessidade da abertura de uma nova janela.

Deste modo, todo o processo de edição fica muito mais ágil, já que não há o menor risco de que se esqueça onde se estava anteriormente, bastando que se ative com o cursor sendo colocado sobre uma tag, apertando Ctrl + E.

Ou seja, se trata de uma ótima ferramenta para tornar tudo mais ágil e prático do que era possível com outras ferramentas mais defasadas, o que faz do Adobe Brackets um dos grandes lançamentos para desenvolvedores e para web designers.