# ******************************************************************** # # Pesquisa D' Alencar Versão 2.02 # # Copyright (c) 1999 Criado em: 22/06/99 # # Autor: Marcus Aurélio D' Alencar Atualizado: 28/03/2000 # # Página: www.dalencar.cjb.net E-mail: dalencar@mailbr.com.br # # Aracaju - Sergipe - Brasil # # ******************************************************************** #
Novas versões estão disponíveis em www.dalencar.cjb.net
Descrição
Esse script funciona em servidores Unix, Linux, Apache, etc fazendo buscas internas em todo o seu site e retornando o link de todos os documentos que contenham a expressão procurada. Você não poderá cadastrar páginas de outros usuários, para isso, você precisará de outro tipo de script como o "Adonditá".
Os usuários na hora da pesquisa poderão optar por um dos conectivos - e/ou, a distinção de maiúsculas e minúsculas - sensível/insensível - e ainda o número de resultados por página.
Você escolhe que tipos de arquivos serão pesquisados, o estilo da página que retornará os resultados como: a fonte, cor do fundo, do texto, dos links, etc. Decide se quer que os links venham acompanhados de uma breve descrição e se será criado um arquivo de log com as palavras procuradas pelos usuários, data, tipo de browser e sistema operacional que usam dentre outros. Arquivos
leia-me.html - contém todas as explicações necessárias (esse arquivo); Instalação
NÃO MODIFIQUE NADA no arquivo "dalencar.pl".
* Atenção:
#!/usr/local/bin/perl
* Mais Atenção:
* Dica:
www.virtualave.net - você não precisa alterar nada
www.prohosting.com - você não precisa alterar nada
www.hypermart.net - altere para #!/usr/local/bin/perl www.webjump.com - altere para #!/usr/local/bin/perl -> Se não tiver certeza deixe como está, porque na grande maioria dos casos não é necessária nenhuma modificação no script "dalencar.pl". Esse é o motivo de todas as configurações (alterações) serem feitas no arquivo "var_dalencar.dat".
- Abra o arquivo "var_dalencar.dat" com qualquer editor de textos (Bloco de Notas, EditPad, Notepad) faça as alterações a seguir e salve-o como Documento Texto (ou seja, sem formatação).
$basedir (também chamado de path ou fullpath) - é o caminho ou localização no servidor para o diretório (pasta) onde você coloca seus arquivos html, txt, etc. -> A estrutura do $basedir varia de acordo com o servidor. O mais comum em servidores Unix rodando Apache é (/home/seu_username/public_html) ou em servidores somente com Unix é (/htdoc ou /htdocs ou /WWW).
Dica: www.virtualave.net - o $basedir = "/home/seu_username/public_html"; www.hypermart.net - o $basedir = "/data1/hypermart.net/seu_username";
$baseurl - a URL do seu diretório principal.
$ext - que tipos de arquivos serão pesquisados, não esqueça da barra "|" entre cada extensão. -> Esse script só pesquisa por páginas html em geral, por isso, não coloque bmp, gif, jpeg, exe, txt, zip, etc. $log - se será criado (automaticamente) o arquivo "dalencar.log" no diretório cgi-bin com as palavras procuradas, data, ip, browser e sistema operacional dos usuários.
opções: -> Útil para saber o que os visitantes estão procurando em seu site, podendo assim, dar um enfoque maior aos assuntos mais pesquisados. $descricao - se na página dos resultados acompanhando cada link haverá uma breve descrição da página.
opções:
$url - o endereço do arquivo "pesquisa.html". * As próximas variáveis se referem ao 'estilo' da página que trará o resultado da busca. $titulo = "Resultado da Pesquisa"; $corpo = "bgcolor=ffffff text=000000 link=0000ff vlink=408080 alink=408080"; $fonte = "font face='verdana,arial,courier' size=2";-> as famílias (face) devem ficar entre aspas simples (') e separadas por vírgulas. * Dicas: Das variáveis do arquivo "var_dalencar.dat" as únicas que poderão trazer problemas significativos à pesquisa são: $basedir, $baseurl e $ext, porque as outras são relativas a características da página HTML com as quais você já deve estar acostumado. Não altere as aspas duplas (") das variáveis, se quiser colocar algo entre aspas, use aspas simples (') como no exemplo da $fonte. - Abra o arquivo "pesquisa.html".
Altere o form action para a localização (URL) do script "dalencar.pl". NÃO MUDE MAIS NADA pois o script pode não funcionar! Importante Envie os arquivos "dalencar.pl" e "var_dalencar.dat" em modo ASCII para o diretório onde você possa rodar os seus scripts Perl (cgi-bin, cgi-local). O "pesquisa.html" envie em ASCII ou Binary (tanto faz) para o diretório principal (raiz) junto com todos os outros arquivos HTML da sua página. Permissões
Para definir as permissões exitem duas maneiras:
TELNET - Conecte-se ao servidor e vá até o diretório onde se encontram os arquivos "dalencar.pl" e "var_dalencar.dat".
-> Digite: chmod permissao arquivo
Pograma de FTP - Alguns programas tem essa opção como o WS_FTP ou as versões mais novas do CUTE FTP. Utilize o comando chmod (UNIX).
-> Digite: chmod permissao arquivo
A permissao para "dalencar.pl" e "var_dalencar.dat" é 755
ex:
chmod 755 dalencar.pl
* Dica: Como definir a permissão (chmod) no WS_FTP ?
Selecione os arquivos "dalencar.pl" e "var_dalencar.dat" com um clique do mouse.
Na primeira coluna (Owner) marque Read, Write e Execute
Na segunda (Group) marque Read e Execute
E na terceira (Other) marque Read e Execute.
Clique em OK.
ex. Observaçoes finais
Pronto. O script foi instalado! Você pode ter tantos 'forms' quanto queira e em qualquer lugar de suas páginas. Para testar o script abra a página "pesquisa.html" e pesquise por qualquer palavra.
Ao instalar o script me envie um e-mail com a URL (link) da sua página para que eu possa colocá-la na lista das páginas que o utilizam. Essa lista ficará disponível em meu site sendo vista pelos que a acessarem. Garantias O script foi testado exaustivamente por mim, por isso, posso lhe garantir que ele funciona com perfeição. Mas, se tiver algum problema com o script ou sugestão envie um e-mail para dalencar@mailbr.com.br que lhe ajudarei.
"Nada é tão bom que alguém, em algum lugar, não irá odiar."
Copyright © 1998 Marcus Aurélio D' Alencar |