Um jovem menor de idade residente na província de Castellón, na Espanha, se tornou o primeiro caso confirmado de internação hospitalar por vício em jogos eletrônicos. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo site Europa Press, o rapaz teve que ser levado para a instituição médica depois que apresentou fortes sintomas de vídeo no jogo Fortnite.

Jovem é internado por dois meses por vício em Fortnite

A equipe médica que cuidou do paciente, do Hospital da Província de Castellón, da Universidade Jaume I e do Hospital Geral Universitário, publicou um estudo sobre o caso na Revista de Psiquiatria Infanto-Juvenil do país.

O estudo revela algumas informações sobre o caso, omitindo dados de identificação do jovem.  Ele teria apresentado graves problemas comportamentais em decorrência do abuso do jogo. Dentre os sintomas identificados estavam isolamento, rejeição de interações sociais, inflexibilidade, pouco interesse no ambiente e extrema seleção de atividades.

Além disso, o estudo indica que o jovem também teve alterações em atividades básicas do dia a dia, como de higiene, e no ritmo do sono. Essa combinação de fatores acabou levando a família a interná-lo em um hospital com o objetivo de buscar tratamento adequado. A família identificou ainda que o vício no jogo teria piorado depois da morte de um familiar.

Jovem é internado por dois meses por vício em Fortnite

A equipe do hospital teve que adotar uma abordagem multidisciplinar, sendo utilizadas estratégias de intervenção como reestruturação cognitiva, além do desenvolvimento de habilidades pessoais, gestão de contingências e estabelecimentos de orientações diárias. A família teve que participar de forma ativa de todo o tratamento.

Os resultados do tratamento mostraram que houve uma redução significativa no tempo exposto à tela do videogame e uma melhora no funcionamento pessoal e social do adolescente. Ele vem sendo tratado no Hospital del Día para prevenir recaídas e para que possa voltar de forma progressiva aos estudos. Além disso, também faz atividades para melhorar o equilíbrio emocional e as competências de comunicação em grupo.

O estudo ainda indicou dois aspectos do jogo que podem acabar fazendo com que ele se torne mais viciante para os jovens: os prazos para conquistar determinados tipos de objetivos das temporadas e também as transmissões ao vivo de gameplay do jogo.