O padrão Wi-Fi 7 deve começar a ser disponibilizado para os usuários a partir do primeiro trimestre do ano de 2024, de acordo com as informações que foram divulgadas pela Wi-Fi Alliance, órgão que desenvolve e valida tecnologias wireless. O novo padrão deve entregar uma maior capacidade de velocidade, que deve ser, em média, 5 vezes mais rápido do que o padrão Wi-Fi 6/6E.

Padrão Wi-Fi 7 chega no primeiro trimestre de 2024

De acordo com as informações técnicas que foram disponibilizadas pelo órgão responsável pela certificação, o padrão IEEE 802.11be terá canais de até 320 MHz nas frequências de 6 GHz e até 40 Gbps de velocidade, 4,8 vezes superior ao limite teórico do Wi-Fi 6/6E.

Já existem dispositivos técnicos que estão preparados para começar a utilizar este novo padrão, mas como ele ainda não foi lançado, uma versão preliminar dela acaba sendo acessada. A partir do momento que a certificação for concluída, os equipamentos que atenderem a todas as exigências técnicas vão receber o selo "Wi-Fi 7 Certified", e todas as funcionalidades agora restritas serão liberadas via atualizações de firmware.

Padrão Wi-Fi 7 chega no primeiro trimestre de 2024

A expectativa é de que o novo padrão permita taxas de transmissão para até 40 Gbps, introduzindo a utilização da nova frequência de 6Hz, que é mais larga, para que essa velocidade de fato seja possível.