As gigantes Google e HP, do ramo de informática e tecnologia, realizaram uma união em torno de um novo produto. Trata-se do HP Chromebook 11, que tem tela de 11,6’’ e uma resolução de 1366 x 768 pixels, sendo equipado com o sistema Chrome OS.

Além de seu design muito arrojado, como não poderia deixar de ser, esse item apresenta uma série de alternativas de cores, à escolha do cliente – verde, amarelo, azul, vermelho, preto e branco – e também um hardware de potência intermediária, ao custo de US$ 279 – aproximadamente R$ 700.

Esse notebook inclui Samsung Exynos 5250, um bom processador, bem como memória RAM de 2 GB e armazenamento SSD da ordem de 16 GB. Contudo, a lista é ainda mais extensa, incluindo funcionalidades como conectividade Wi-Fi, Bluetooth 4.0, teclado Chromebook padronizado e webcam do tipo VGA.

Essa união entre as duas empresas para a produção do HP Chromebook 11 inclui facilitações em diversos serviços Google, tais como 100 GB de armazenamento no Google Drive, por um período de até 24 meses; 2 meses de acesso completo ao Google Play Music All Acess, entre outros.

HP Chromebook 11

É um notebook bem leve – peso de 1,04 kg – e sua bateria conta com 6 horas de duração, e pode ser a alternativa ideal para aquele consumidor que está em dúvida se adquire um notebook mais leve ou um tablet.

É importante destacar, inclusive, que esse produto tem sido alvo de polêmicas no exterior. Recentemente, a HP se viu obrigada a alertar aos proprietários da peça que não utilizassem o carregador do notebook, por conta de um defeito relacionado a superaquecimento – confirmado oficialmente pela empresa via Business Insider. Inclusive isso acarretou a interrupção na comercialização do mesmo.

Ainda segundo a fabricante, a descontinuidade nas vendas se relaciona ao fato de uma pequena parcela de usuários terem relatado essa situação, relacionada aos carregadores, que foram danificados por conta do aumento de temperatura pelo uso. O informe oficial ainda se aprofunda: “"Estamos trabalhando para identificar a ação corretiva apropriada, e iremos fornecer informações e instruções adicionais logo que pudermos. Entretanto, os clientes que compraram um Chromebook 11 HP não devem usar o carregador original fornecido com o produto. Pedimos desculpas pelo inconveniente.”

Embora isso não tenha feito bem à imagem das empresas envolvidas, certamente está sendo elaborada alguma estratégia de ação rápida, como forma de minimizar os transtornos a clientes, como é tradição tanto da Google, quanto da HP.

O HP Chromebook 11 não conta com qualquer previsão oficial de chegada ao mercado brasileiro.