Para quem está procurando um bom monitor para jogar, ou mesmo para trabalhar, as opções gamer costumam ser interessantes, já que focam no desempenho geral da tela. Na hora da compra, algumas informações costumam ser as mais focadas pelo consumidor, como tamanho da tela ou resolução. Mas existem algumas outras características que também fazem toda a diferença.

Confira 5 coisas para prestar atenção na hora da compra de um monitor gamer:

Verifique a compatibilidade com o PC

5 coisas para prestar atenção na compra de um monitor gamer

Antes de sair comprando um monitor top de linha, é importante saber se a máquina oferece a capacidade de processamento das imagens para que o monitor realmente tenha o que mostrar. Caso o monitor tenha resolução Full HD ou HDR+, é preciso que o computador tenha uma placa de vídeo que ofereça suporte para essas funções.

Nem sempre o maior é o melhor

Apostar em um monitor muito grande pode ser um tiro no pé, especialmente quando as pessoas acabam ficando muito perto da tela quando estão utilizando o computador. Os modelos de 20 ou 21 polegadas costumam ser os mais indicados para a distância que as pessoas ficam das telas. Já em termos de resolução, o ideal é telas com resolução a partir de Full HD (1920 x 1080p).

Tenha uma taxa de atualização alta

A taxa de atualização é a frequência em que a tela atualiza as informações. Quanto maior o número, mais rápido é feito esse processo. Esta é uma informação muito importante para quem joga, pois, nestes casos, o tempo de resposta da tela, mesmo que sejam milissegundos de diferença, podem prejudicar o desempenho. Monitores desenvolvidos para o público gamer podem chegar até 280 Hz e 0.5 ms, o que proporciona partidas sem nenhum tipo de ruído ou interferência na imagem.

Leve em consideração os tipos de jogos

5 coisas para prestar atenção na compra de um monitor gamer

Caso o usuário tenha preferência por jogos mais antigos, como The Sims 4 ou GTA, não será preciso apostar em um monitor com grande desempenho. Já aqueles que preferem os jogos online mais recentes, os monitores com melhor performance costumam ser mais indicados. Nestes casos, recomenda-se um monitor que tenha uma taxa de atualização de 144 Hz e com tempo de resposta de 1ms.

Suporte ao recurso G-Sync/FreeSync

Estas são funções nativas dos monitores e que acabam conversando diretamente com a placa de vídeo do computador. Este recurso ajuda muito a diminuir a troca de quadros, deixando mais otimizada a taxa de atualização do monitor.