Script Brasil

Intel vai lançar CPU Xeon Cascade Lake com 48 núcleos

A Inteli anunciou uma novidade para a sua família de chips. Trata-se da nova família de processadores Xeon para datacenters. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, será uma CPU de 48 núcleos e 12 canais de memória DDR4, ainda sob o processo de fabricação de 14 nanômetros.

Intel vai lançar CPU Xeon Cascade Lake com 48 núcleos

A nova família Xeon foi batizada de Cascade Lake Advanced Performance e deve chegar oficialmente ao mercado a partir do ano que vem, ainda no primeiro semestre.

Os Cascade Lake AP serão os substitutos dos atuais Xeon Scalable Processors, os quais utilizam um único die por encapsulamento, com 28 núcleos e 56 threads. Já os novos Xeon terão vários dies num único encapsulamento, trazendo uma abordagem de arquitetura semelhante ao AMD EPYC, que foi duramente criticado pela Intel em seu lançamento: “quatro CPUS de desktop coladas juntas”.

Intel vai lançar CPU Xeon Cascade Lake com 48 núcleos

A Intel aproveitou para revelar os motivos de algumas decisões para sua nova CPU. A ideia de utilizar os dies menores ao invés de apenas um die maior foi para reduzir a probabilidade de falas devido à microarquitetura de 14 nm. Apesar de não constar na descrição oficial, fontes revelaram que o modelo topo de linha terá 48 núcleos e 96 threads

Vale lembrar que essa são soluções pensadas, em um primeiro momento, para o mercado corporativo, pois oferecer um desempenho muito maior do que o exigido pelo usuário comum.

Postado em .


Pela Web

Comentários