Script Brasil

Dicas para desentupir cartuchos da impressora

Para quem já viveu essa situação, saber como desentupir um cartucho de impressora pode ser fundamental, já que eles podem se entupir por uma série de fatores, sendo que o principal e mais comum de todos é a pouca utilização.

Se você tem esse perfil, ou seja, costuma utilizar pouco a sua impressora, saiba que há grandes chances de que os cartuchos dela acabem se entupindo, o que tornará as informações aqui contidas mais importantes ainda para você. Portanto preste atenção nesse passo a passo.

O que ocorre no entupimento dos cartuchos?

Um cartucho de impressora se entope quando a tinta presente nos bocais dele sofre ressecamento e acaba por impedir a passagem da coloração para o papel. Com isso, o processo de impressão fica inviabilizado.

Cartucho de Tinta Impressora

Para muita gente, esse tipo de problema é suficiente para trocar a impressora inteira, ou para chamar um técnico ou coisa do gênero. Mas a verdade é que não há motivos para alarde, já que o processo de desentupimento é bem simples e pode ser feito por qualquer pessoa.

O que fazer para desentupir os cartuchos?

Segundo recomendações feitas pelos próprios fabricantes de cartuchos de impressora, a melhor coisa a fazer em casos de entupimento dos mesmos é fazer uma verificação criteriosa da condição desses cartuchos.

O motivo é para fazer a confirmação de que de fato esse cartucho está entupido mesmo, já que há a possibilidade de que ele esteja vazio, por exemplo.

Essa verificação é simples, já que a maior parte das impressoras apresentam informações sobre os níveis de tinta em seu visor.

Se ele estiver realmente entupido, ao realizar um teste de impressão, pequenas imperfeições irão aparecer no papel, prejudicando o resultado final. Isso indicará a necessidade de limpeza e manutenção do equipamento.

Desentupir Cartucho Impressora

O ideal é fazer a calibração do equipamento, que é um recurso que as impressoras mais modernas oferecem. Essa calibração também funcionará como limpeza desses cartuchos, e podem ser suficientes para desentupir os cartuchos de sua impressora.

O que não fazer!

Segundo fabricantes, os métodos de calibração e limpeza automáticos oferecidos pelas impressoras mais modernas são suficientes para desentupir cartuchos e também, se feitos regularmente, funcionam como prevenção.

Portanto, não é aconselhável que se faça uso de métodos caseiros ou pouco convencionais de limpeza, já que uma impressora é um mecanismo delicado, e o mesmo vale para os modernos cartuchos usados por elas. Portanto, todo o cuidado é pouco nessas horas, e qualquer movimento errado ou indelicado poderá danificar de modo definitivo o cartucho e o restante do equipamento. 

Postado em .


Pela Web

Comentários