Script Brasil

Google revela chave física de segurança

Foi apresentado oficialmente esta semana um novo dispositivo físico que deve ampliar a segurança para o acesso aos mais variados tipos de sistema, criado pela Google. Chamados de Titan Key, trata-se de uma chave de segurança e uma o Edge TPU, um processador compacto para a inteligência artificial. O lançamento foi feito durante a última edição da conferência Cloud Next.

Google revela chave física de segurança

De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa durante a convenção, o dispositivo vai permitir que sejam feitas autenticações em dois fatores, se utilizando de uma porta USB ou Bluetooth, dependendo do modelo. A chave ser compatível com diversos tipos de sistemas, podendo ser utilizada em celulares e PCs.

O dispositivo está sendo lançado depois de um longo período de testes, sendo que a própria empresa adorou a sua utilização junto aos funcionários. Desde que a empresa começou a utilizar o sistema, em 2017, nenhum de seus mais de 85 mil funcionários foi vítima de ataques do tipo phishing.

Mais segurança

Google revela chave física de segurança

A partir do momento que os usuários tentam fazer login em um serviço que seja compatível com a chave, os usuários terão que acionar o dispositivo, seja ligando o seu bluetooth ou seja inserindo-o em uma porta USB. Ele vai emitir um código único que, combinado com a senha pessoal, vai liberar o acesso.

Dessa forma, a chave poderá substituir outros métodos que já estão sendo utilizados para autenticação em dois fatores, como o envio de SMS para celulares ou então a geração de números em aplicativos, como o Google Authenticator.

Como a chance de um criminoso adivinhar o código aleatório gerado pela Titan Key é muito pequena, quem prefere usar autenticação em dois passos acaba tendo uma proteção a mais: mesmo que um criminoso roubasse a sua senha do Gmail, ele não conseguiria entrar na sua conta sem o código aleatório gerado pela Titan Key.

O dispositivo começará ser vendido a partir de setembro, nos Estados Unidos, por US$ 20,00.

Postado em .


Pela Web

Comentários