O mouse é um acessório muito importante para quem utiliza o computador no dia a dia, especialmente para quem joga em um PC ou notebook. E, nos últimos anos, surgiram diversas marcas de mouse gamers no mercado, com as mais variadas características, para todos o gostos e também para todos os bolsos.

Para quem deseja ir além da escolha apenas pela marca e para quem realmente que encontrar o acessório ideal, de acordo com as características técnicas, confira alguns elementos que devem ser levados em consideração:

DPI

Essa é uma informação importante para qualquer mouse que será utilizado para jogar. A sigla significa “dots per inch”, que na tradução para o português “pontos por polegadas”. Basicamente é a medida utilizada para definir a sensibilidade de um mouse. Quanto maior o DPI, mais veloz será o movimento do ponteiro do mouse. Além do alto DPI, um bom mouse gamer deve oferecer a possibilidade de programar e personalizar essas medidas.

Design

O design do mouse é muito importante, pois a mão do usuário deve ficar confortável durante todo o tempo de utilização. Além disso, também é importante que o jogador consiga acessar todos os botões de uma forma eficiente. Neste ponto, não existe uma receita pronta, cada jogador pode acabar aceitando melhor diferentes modelos de mouse.

Botões

A quantidade de botões também é importante. Um bom mouse gamer deve ter, pelo menos, 2 botões extras,  que devem acabar auxiliando tanto nos games quanto também em tarefas mais simples do dia a dia, como pausar uma música ou retornar para uma página na internet. Muitos mouses gamers também oferecem a possibilidade de programar estes botões, definindo o que cada um deles fará.

Sensor

Hoje em dia existem basicamente dois tipos de sensores quando falamos em mouse: sensor óptico e sensor laser. Ambos os sensores utilizam um leitor óptico, que nada mais é do que uma minúscula câmera de frequências super altas. Mas a diferença esta na luz que faz esse leitor funcionar, que reflete no mousepad e é captada pela micro câmera. Essa luz pode ser infravermelha, no caso do sensor óptico ou um feixe de laser para o sensor laser.