A Intel divulgou nestas informações algumas projeções de vendas para os próximos anos. De acordo com os dados que foram compilados e distribuídos, a expectativa é de entregar mais de 100 milhões de chips para PCs com IA até 2025. Cerca de 40 milhões de unidades devem ser vendidas já até o final de 2024. Com isso, somente estes processadores devem representar 20% da projeção total do mercado de PCs para o mesmo período.

Intel estima vendas de 100 milhões de chips de AI para PCs até 2025

Os executivos da Intel afirmaram ainda que um dos grandes focos da empresa é o trabalho que está sendo feito em parceria com a Microsoft e que tem como principal objetivo estabelecer o ecossistema que vai pautar o uso da inteligência artificial nos PCs domésticos nos próximos anos.

As duas companhias acabam tendo um papel fundamental, pois estão entre os principais players do segmento. Enquanto a Intel fornece o hardware, com os Intel Core Ultra, a Microsoft embarca ferramentas para aproveitar todo o potencial das NPUs de forma local, sem depender mais, obrigatoriamente, da infraestrutura na nuvem.

Intel estima vendas de 100 milhões de chips de AI para PCs até 2025

Não é apenas com a Microsoft que a Intel está fazendo parcerias, mas também com outras empresas de produção de software, com o objetivo de, na primeira geração dos Intel Core Ultra, entregar aplicações locais com carga de trabalho de IA para melhorar também tarefas e atividades cotidianas.

Dentre as funcionalidades confirmadas em parceria com a Microsoft está a implementação local do chatbot Copiloto nos computadores, incluindo uma tecla dedicada para acionar diretamente o assistente.

Além disso, ferramentas como o Microsoft Teams, Webex e Zoom também vão se beneficiar dos recursos das NPUs para, por exemplo, melhorar o isolamento de ruídos externos, realizar transcrições e até preparar resumos personalizados de chamadas de vídeo.