Conforme as pessoas vão utilizando um computador existe uma tendencia de que ele vá ficando mais lento. Isso acontece com qualquer tipo de configuração, mas que pode acabar levando mais ou menos tempo para acontecer, de acordo com as peças que a máquina possui na sua composição.

4 motivos que podem estar deixando o seu PC lento

Mas existem diversos motivos que podem acabar fazendo com que um determinado computador se torne mais lento, algumas delas inclusive antecipando um possível desgaste. Confira alguns destes motivos e formas como resolver os problemas:

Softwares desatualizados ou desnecessários

Algo que pode acabar estar pesando para o computador é a presença de muitos programas questão desatualizados ou que simplesmente não estão sendo utilizados, mas que seguem instalados. Alguns deles acabam rodando em 2º plano e até mesmo iniciando automaticamente junto com o sistema, consumindo recursos que poderiam estar liberados.

Sujeira física

A partir do momento que existe uma grande quantidade de sujeira e poeira se acumulando no interior da máquina existe um prejuízo do funcionamento de determinados componentes que pode afetar diretamente a forma como a máquina roda seus programas e sistemas. Por exemplo, a poeira pode prejudicar o funcionamento dos coolers, que mantém a máquina mais resfriada, e isso pode fazer com que o computador fique mais lento.

4 motivos que podem estar deixando o seu PC lento

Vírus e Malwares

Nem sempre a presença de vírus e malwares acabam sendo detectada de uma forma mais ativa pelos usuários. Em alguns casos, eles ficam escondidos, apenas consumindo recursos e atrapalhando o funcionamento da máquina de uma forma geral. Por conta disso, é importante que os usuários tenham sempre cuidado com os arquivos maliciosos que podem estar na máquina.

Sujeira virtual

Além da sujeira física que pode ir se acumulando no interior da máquina, existem sujeiras virtuais que também podem ir se acumulando e que prejudica o funcionamento do computador de uma forma geral. São arquivos temporários e residuais que vão se acumulando a partir de tarefas simples feitas no computador, como navegar na internet. Por isso, é fundamental manter uma rotina de limpeza de cache.