A Avast, considerada como uma das principais lideranças dentro do segmento de segurança digital, divulgou uma lista com aquelas que podem ser consideradas como as maiores ameaças da biossegurança para o ano de 2019.

Avast elenca as maiores ameaças da cibersegurança em 2019

A lista conta com 4 pontos que carece de uma maior atenção, de acordo com a analise da empresa. Atualmente os softwares criados e mantidos pela Avat analisam cerca de um milhão de novos arquivos por dia e conseguem impedir cerca de dois bilhões de ataques todos os meses.

Confira as ameaças:

Inteligência Artificial

Assim como ela pode ser utilizada para o bem, também pode ser uma ferramenta do mal. Cada vez mais golpes são criados a partir de conteúdo criado por inteligência artificial. Em 2018, a Avast observou muitos exemplos de algoritmos usados para burlar sistemas ou até confundir pessoas — como os deepfakes, vídeos com rostos artificialmente inseridos e até vozes geradas por computador.

Internet das Coisas

Avast elenca as maiores ameaças da cibersegurança em 2019

Cada vez mais eletrodomésticos e outros equipamentos estarão conectados na internet, e muitas vezes as empresas acabam deixando de levar em consideração questões de segurança. Por exemplo, recentemente foi descoberta uma falha em carregadores de carros elétricos que poderiam facilitar o acesso de hackers, que poderiam até mesmo causar uma sobrecarga na luz.

Roteadores

A segurança dos roteadores ainda deixa a desejar, segundo a Avast. E o ano de 2019 pode acabar sendo marcado por uma quantidade ainda maior de ataques aos aparelhos do que as que foram registradas no ano passado. Algo que pode acabar sendo feito com mais frequência é o sequestro de aparelhos para o roubo de dados bancários, por exemplo.

Dispositivos móveis

Smartphones e tablets devem se consolidar, durante o ano de 2019, como o ambiente preferido de atuação dos cibercriminosos da atual geração. Com a chegada de um público novo e completamente sem familiaridade com a internet, diversos golpes antigos estão devem continuar sendo resgatados.