Script Brasil

IBM lança mainframe mais potente do mundo

Muitas pessoas já julgavam que a era dos mainframes já tinha acabado, já que atualmente tudo aponta para a diminuição dos dispositivos e computadores, e a ideia de ter um computador de grande porte soa como algo do passado.

Mas a verdade é que este ainda é um mercado em aberto, e a prova máxima disto veio da IBM, que acabou de lançar um novo mainframe, que chega com a fama de ser o mais potente do mundo: o z13.

Capacidade impressionante

IBM lança mainframe mais potente do mundo

Depois de muito trabalhar (foram 5 anos de desenvolvimento), eis que a IBM finalmente decidiu lançar no mercado o seu novo projeto de mainframe, o z13, que tem a capacidade de lidar com nada menos do que 2,5 bilhões de transações por dia!

Com isto, este mainframe da IBM passa a ser o mainframe mais potente do mundo, com uma capacidade impressionante e com um design totalmente inovador e futurista, apontando para um futuro ainda promissor para os mainframes.

E além de ser o mainframe mais potente do mundo, o z13 da IBM também chega ao mercado com a fama de ser o mainframe equipado com microprocessador mais rápido do mundo também.

No entanto, neste caso, ainda é um mistério qual é o microprocessador usado para equipar o z13, já que a IBM ainda não informou qual é, o que deverá ser informado futuramente.

A IBM afirma que em comparação aos mainframes que existem no mercado atualmente, o z13 apresenta nada menos do que 3 vezes mais memória, além de também ser superior em muitos outros pontos.

Mais números impressionantes

IBM lança mainframe mais potente do mundo

E como estamos falando de um mainframe que chega com a fama de ser o mais potente do mundo, é mais que natural que mais números impressionantes sejam apresentados pelo z13.

Outro número, portanto, é o que indica que por conta de seu desenvolvimento, a IBM teve que obter nada menos do que 500 patentes, sendo que a maior parte tem relação com técnicas de criptografia.

Isto explica como o z13 da IBM consegue cifrar transações praticamente em tempo real, justificando a fama de mais potente e mais rápido do mundo que este mainframe carrega.

Apesar da apresentação, o fato é que a IBM ainda não definiu quando o z13 chegará ao mercado, e também não informou qual será o seu preço, que deverá ser alto, afinal de contas, estamos falando de um projeto que custou a bagatela de 1 bilhão de dólares! 

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários