Hoje em dia, estão fazendo muito sucesso os serviços de armazenamento em nuvem. Você sabe o que são? É um tipo de serviço que oferece um espaço para guardar dados – documentos, arquivos etc – na própria internet, por isso “nuvem”.

Vamos a seguir fazer uma comparação entre os três serviços de armazenamento mais conhecidos, ou seja, Dropbox, Google Drive e OneDrive – que era chamado de SkyDrive. Assim, você conhecerá as diferenças entre eles e poderá fazer uma escolha mais acertada.

Dropbox

Dropbox

Esse serviço oferece 2 GB para armazenamento, no plano gratuito. É ainda possível ampliar esse espaço, caso execute algumas ações para o seu usuário, tais como: postar determinadas frases no Twitter quando um amigo for se inscrever na plataforma, pelo seu link, entre outros. Caso você tenha condições de pagar US$ 10 mensais, poderá adquirir o Plano Pro, que amplia seu espaço para 100 GB, 200 GB e 500 GB; ou ainda um plano empresarial, por uma mensalidade de US$ 15.

Há aplicativos de Dropbox para desktops de PCs e notebook – seja Windows, Linux e Mac -  e pode também: fazer com que o Dropbox salve, de forma automática, suas printscreens; sincronizar fotos do celular, entre muitas outras funcionalidades.

→ Saiba mais: Crie sua conta grátis no Dropbox.

Google Drive

Google Drive

Neste serviço de armazenamento, há a oferta inicial de 15 GB de espaço para armazenamento, embora seja dividido entre todos os serviços Google – Google+, Gmail etc . Do mesmo modo que ocorre com o Dropbox, no Google Drive há diversos planos: US$ 5 mensais você consegue 100 GB ou, com US$ 800 a cada mês, você tem direito a 16 TB.

Também há versão para desktops – Windows e Mac – além de iOS e Android. Há integração total aos mobiles Android – por ambos serem Google.

→ Saiba mais: Crie sua conta grátis no Google Drive.

OneDrive

OneDrive

Inicialmente, deixa disponíveis 7 GB, de forma gratuita, para armazenamento. Também permite aquisição de espaço extra, desde que sejam realizadas ações – idêntico ao Dropbox . Em relação a outros planos, há o de 50 GB, por R$ 46 no ano, passando por outro, de 200 GB, que custa R$ 186 por ano.

Pode ser utilizado, via desktops – de Mac e Windows – e no Windows 8.1 já está integrado. Como é um serviço oferecido pela Microsoft, a sincronização com Windows e Windows Phone é total.

→ Saiba mais: Crie sua conta grátis no One Drive.

Veredito final

Não há uma resposta única. A preferência varia conforme o uso. Em suma: o Dropbox é o primeiro serviço a oferecer esse tipo de armazenamento, o mais popular, e funciona em qualquer sistema operacional pra Desktop ou Mobile; se você usa Android, a opção mais integrada é o Google Drive; caso utilize Windows Phone, vá de OneDrive; se o seu sistema for iOS, ou o desktop, fica a seu critério.