Script Brasil

O que é o Dropbox? Aprenda sobre armazenamento na nuvem!

Dropbox é, sem dúvida alguma, uma das principais ferramentas expoentes da tecnologia de computação em nuvem – ou cloud computing. Criada pela empresa homônima, Dropbox Inc., tem sede no estado da Califórnia, em São Francisco, EUA. Tanto pode armazenar quanto compartilhar dados e arquivos.

Esse armazenamento de dados é feito em computadores da própria empresa, que, a partir do momento em que faz a cópia, torna-os acessíveis a qualquer usuário que tenha conexão coma internet.

Assim, há total sincronismo entre duas ou mais máquinas que tenham instalado o aplicativo Dropbox.

História do Dropbox

Dropbox

O conceito do Dropbox foi elaborado de forma totalmente ocasional, no momento em que um dos criadores – Drew Houston – deixou seu pendrive em um ônibus, mas não conseguia lembrar qual; naquele objeto, estavam documentos que seriam importantes em uma consultoria que daria em determinada companhia.

A partir dessa significativa perda, Drew pesou em um código, que mais tarde ganharia o nome de Dropbox. Além disso, ele também já estava muito cansado em ter de abrir seu email diversas vezes, para anexar arquivos e acessá-los remotamente. Assim, sua ideia era uma solução absolutamente pessoal. Mais tarde, apoiado em sua visão de mercado privilegiada, teve o “clique”: a ideia tinha grande potencial de comercialização.

Aproveitou sua formação de alto nível – Massachussets Institute of Technology – na área de ciência da computação e convidou um colega, Arash Ferdowsi, para entrar no projeto. Inclusive, Arash, acabou interrompendo sua formação para trabalhar com Drew.

No ano de 2007 conseguiram o auxílio de uma empresa de aceleração – Y Combinator – e acabaram se mudando para a área do Vale do Silício – onde estão as gigantes de tecnologia, nos EUA. O produto foi oficialmente lançado em 2008.

Já em 2011 fecharam um mega contrato com a japonesa Sony Erissson, com isso o software já vinha pré-instalado, em qualquer de seus modelos.

Dropbox Nuvens

A partir de 2012 começou a sofrer com a intensa concorrência, por um lado, da Microsoft, com seu SkyDrive, por outro da Google, com seu Google Drive.

Essa plataforma chegou a receber, mais ou menos US$ 257 milhões – cerca de R$ 515 milhões – de empresas especializadas em capital de risco. Um investidor notável é o vocalista da banda de pop rock U2, criada na Irlanda.

Funcionalidades do Dropbox

O usuário pode ter acesso ao serviço de forma gratuita, ou pagar se desejar algumas funções extras. São 2 GB, na versão gratuita e 100 GB na paga.

Além da sincronização de arquivos, o Dropbox apresenta uma ótima alternativa: conserva as versões anteriores dos dados, ou seja, se você estiver modificando uma planilha, poderá acessar sua versão anterior para fazer determinadas modificações. 

→ Saiba mais: crie uma conta no Dropbox gratuitamente!

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários