Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Duvida E Opinião


crucifier

Pergunta

DÚVIDA

Olá galera,

Eu postei esses dias atrás no fórum de fireworks sobre um anúncio em uma revista que eu ia fazer...perguntei qual prog era melhor eu fazer...fireworks photoshop ou corel draw...me disseram photoshop..

ok fiz em photoshop...fiz o que me disseram..eu colocar o centimetros do anuncio no photoshop e uns 300 de resolution...

foi o que eu fiz....ou tentei fazer...coloquei os centimetros do anuncio e o os 300 de resolution...deu 3660x4500px

fico imensa a imagem...estranhei...daih fui em image>image size>Auto e selecionei Good...deu resolution = 78,543...passou bem longe do que voces tinham mandado eu fazer...mas ficou em um tamanho digamos.."trabalhável"...com 300 de resolution tinha ficado imenso e todas as imagens de resolucao alta q eu tinha ficaram pequenas no documento...

eu fiz algo errado???tinha que deixar 300 de resolution mesmo???

e me disseram q era pra por o negócio de cor CMYK para trabalho para impressão...ta certo isso mesmo não é????

Mais uma dúvida...passo o anuncio em qual extensão para o pessoal da revista?JPG?PNG?PSD?qual?Ou tanto faz?

OPINIÃO

Eu fiz aqui um trabalhinho +/-....keria que voces dessem uma opinião sobre ele..e algumas sugestões..não reparem que a logo está distorcida...vou colocar uma logomarca de uma resolução boa ali...coloquei aquela porque não recebi a logo em corel draw ainda...mas no trabalho como um todo, gostaria de algumas opiniões...é o primeiro trabalho que faço para revista, sempre mexi apenas com arte gráfica para WEB e mesmo assim nunca manjei muito sheusheushe=D~

bom..é um anuncio para uma revista de beleza...moda, corte de cabelo, corpo essas coisas...o trabalho está aih:

Trabalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posts Recomendados

  • 0

bom....

pra impressão, diferentemende de web o q conta é resolução e qualidade de cores

a parada de fazer a imagem em CMYK é verdade... a gama de coresr cmyk é bem maior q a RGB portanto você consegue melhor definição -.o

só que como é midia impressa, neste caso você vai esquecer o tamanho em pixels e começar a trabalhar com centímetros.

você quando abrir um arquivo novo no PS você vai mudar a opção de PX para CM e começar a trabalhar neles por ai.....

quanto as suas imagens fikarem pequenas.... bom... como é para impressão... você deverá usar imagens que estejam com a mesma resolução que o seu arquivo ou seja 300dpi se elas não tiverem nessa resolução, não adiantará nada você trabalhar em um arquivo Photoshop de 300dpi entende???

cara... não use mesmo 78dpi para midia impressa.... quando você for imprimir vai ficar tudo pixelizado -.o

quanto a extensão... bom... a maioria das graficas trabalha com o formato .PSD

eu nunca fiz trabalhos pra revistas e etc... então não sei como fica essa parte ^^

Ah!! os formatos .jpg .gif e .bmp são formatos próprios pra web. Não se usa esses formatos em midia impressa -.o

e não vou poder dar a opinião pois a página non abre =/

espero ter ajudado

=***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

cara.. c pode deixar uma imagem com 99999999999999999999999X999999999999999999 px e com dpi 78 q mesmo assim vai ficar uma b***! hehe

q conta é o DPI.. dependendo do trabalho você temq deixar em 300 mas c for preto e branco acho q uns 200 já resolve!

pra num ficar tão ruim, trabalho em RGB, e deixa aquele esquema de preview CMYK ativa.. (RGB tem 3 canais! fica masi leve de trabalhar) no final do trabalho você muda o RGB para o CMYK..

RGB é cor LUZ, e CMYKe piguimento... por isso o trabalho de salvar nesse modo de cores.

tenta salvar em PDF... esse formato é o que menos tem problema!

depois comenta ae o resultado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

PDF??

sério??

aff... de todos as extensões possiveis um nunk ia imaginar o PDF ^^

q eu saiba esse formato se sai melhor com texto não??

sei lá... já exportei alguns tipos de imagem pro acrobat e axei q ficou meio... borrado.. sei lá hihihi + eu non tenho mta experiencia nele... vai ver q eu q fiz m**** hihihiih

quanto ao RGB e CMYK eu prefiro trabalhar com o RGB tb (axo q todas as pessoas q trabalham pra web preferem) + se usar RGB pra midia impressa fica uma porcaria... tem q lembrar mesmo de mudar pra CMYK dps...

=*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

é senshi...

tb já vi muito trabalho "estragado" por causa do corel...

+ isso só acontece quando o pessoal resolve trabalhar com imagem no corel...

+ pra vetores ele é um ótimo programa... pra mim é o melhor q tem!!

outras pessoar preferem o fireworks que te permite editar imagem e vetores ao mesmo tmp... + eu acho que ele faz isso precariamente -.o

=*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

meus amigos, gostaria de apontar algumas correções no que foi falado, baseado na minha modesta experiência em off-set:

1-a gama de cores RGB é muito maior do que a gama CMYK, uma vez que o CMYK é baseado em pigmentos e o RGB em luz, que permite muito mais variações (cada pixel pode apresentar até 256 variações de luminosidade);

2-você não precisa trabalhar apenas com imagens ORIGINAIS em 300 dpi; desde que a img seja suficientemente grande, mesmo que em 72 dpi, na interpolação (IMAGE-IMAGE SIZE) você coloca 300 dpi e ela ficando igual ou maior do que o tamanho a ser impresso poderá ser aproveitada com qualidade;

3- se for trabalhar no photoshop, coloque modo de cores CMYK desde o começo, não fique trabalhando em RGB pra converter em CMYK no final, você irá se decepcionar com as cores e poderá perder alguns efeitos criados no material;

4- quanto aos formatos: os bitmaps tratados no photoshop, exporta em tiff (psd se tiver fundo transparente), CMYK 300 dpi, importa no Corel, coloca todos vetores e textos no corel e salva em .cdr mesmo;

5- os 200 dpis é resolução pra jornal, e não necessariamente preto e branco (em PB pra revista eu ficaria com os 300 dpis mesmo);

6- não é o modo de cores que determina o tamanho do arquivo, e sim a resolução - arquivos para impressão sempre serão maiores do que arquivo pra web, disso não tem como escapar - RGB não é necessariamente mais leve do que CMYK;

7- salvar em pdf para impressão em off-set, só se for no pdf/X-1a, mas tem que saber mexer, senão pode comprometer todo trabalho;

8- vetores não são medidos por resolução;

9- corel não "estraga" trabalho de ninguém, embora possa dar pau de vez em quando; o que estraga é não saber fechar o arquivo e não considerar as variáveis mecânicas do processo off-set, tais como gramatura e tipo de papel, quantidade de cores, impressor inexperiente, chapa manchada, tinta lavada etc.

Impressão off-set é um assunto meio delicado, leva tempo pra gente descobrir os macetes, ainda estou começando, mas espero ter contribuído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
3- se for trabalhar no photoshop, coloque modo de cores CMYK desde o começo, não fique trabalhando em RGB pra converter em CMYK no final, você irá se decepcionar com as cores e poderá perder alguns efeitos criados no material;

7- salvar em pdf para impressão em off-set, só se for no pdf/X-1a, mas tem que saber mexer, senão pode comprometer todo trabalho;

3

tem um opção la de "PREVIEW CMYK", então c você trabalhar com RGB e deixa ele ativado, não tem probleam de depois você mudar pra CYMYK, você não vai perder nada porque o modo de visualização era o mesmu, apesar de estar trabalhando em RGB..

o q vai mudar e q vai usar menos memória do q com CMYK, já q você esta trabalahndo com 1 canal a menos! ^^

7

realmente tem q saber fechar o arquivo... já passei raiva com isso.. o no final o resultado é bem melhor! Vale a pena! ^-^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
2-você não precisa trabalhar apenas com imagens ORIGINAIS em 300 dpi; desde que a img seja suficientemente grande, mesmo que em 72 dpi, na interpolação (IMAGE-IMAGE SIZE) você coloca 300 dpi e ela ficando igual ou maior do que o tamanho a ser impresso poderá ser aproveitada com qualidade;

4- quanto aos formatos: os bitmaps tratados no photoshop, exporta em tiff (psd se tiver fundo transparente), CMYK 300 dpi, importa no Corel, coloca todos vetores e textos no corel e salva em .cdr mesmo;

6- não é o modo de cores que determina o tamanho do arquivo, e sim a resolução - arquivos para impressão sempre serão maiores do que arquivo pra web, disso não tem como escapar - RGB não é necessariamente mais leve do que CMYK;

7- salvar em pdf para impressão em off-set, só se for no pdf/X-1a, mas tem que saber mexer, senão pode comprometer todo trabalho;

8- vetores não são medidos por resolução;

9- corel não "estraga" trabalho de ninguém, embora possa dar pau de vez em quando; o que estraga é não saber fechar o arquivo e não considerar as variáveis mecânicas do processo off-set, tais como gramatura e tipo de papel, quantidade de cores, impressor inexperiente, chapa manchada, tinta lavada etc.

hum tah... como eu disse... não tenho experiencia no assunto... o que sei é de observar mesmo... eu trabalho pra web então... confiem ai no Efata -.o hihihihhi

2- cara... non entendi bem... você pode alterar a quantidades de dpi de uma imagem??

assim... se eu tiver uma imagem em 200 dpi e alterar pra 300 ela fica com qualidade??

porque uma vez... pra um projeto... eu fiz um trabalho em q algumas imagens não estavam em 300dpi e quando eu mandei imprimir ficou uma m****

tive q refazer toooodo o trabalho com imagens em alta resolução

4- putz é mesmo... tinha esquecido do TIFF ^^

pra q colocar os textos no Corel?? o PS non faz isso com perfeição!?!?!?!

6- exato!! o esquema de cores não tem muito a ver com o tamanho do arquivo o q importa é a quantidade de pixels.... na internet não há necessidade de usar + q 72 dpi... visto que essa resolução fikca perfeita e o tamanho do arquivo fica beeem menor

7- Po legal isso!! não sabia!! vou futucar + pra aprender a salvar em pdf/X-1a

8- eu quis dizer q quando você trabalha com vetores... a resolução final da imagem pode ser menor... q ele non perde qualidade -.o

9- hahahahahaha você leu mesmo o q eu escrevi ali?? já tentou editar imagem no corel?? pois eu já vi trabalhos q a galera tentou!! e t garanto q tava estragado!!

(putz... o Corel é mtooooo pesado... vive dando pau)

pra impressão eu sou + noobie ainda então... XD

=*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

cara jaquelinerz,

eu vi que você desde o início comentou que trabalha mais com web, legal sua postura, meu objetivo é apenas compartilhar algumas coisinhas que aprendi no caminho, visando orientar os users do forum.

sobre suas questões (legal, vamos poder aprofundar o assunto):

2- sobre a interpolação: o photoshop é um soft que apresenta suporte muito bom para essa operação, porém...a imagem original tem que ser boa e o aumento deve ser de no máximo 20 a 25% do tamanho original. faça uma experiencia: pegue qualquer img em 72 dpi, vai em IMAGE-IMAGE SIZE e coloca 300 dpi. o que acontece? o tamanho da img diminui. conclusão: se você aumentar os dpi, a img será comprimida a um tamanho suficiente pra garantir a qualidade. daí, se você precisar de uma img maior é que tem que tomar cuidado. tb existem plugins que conseguem aumentar um pouco mais, mas não vem ao caso alongar esse assunto agora;

4- sobre os textos, o ps trabalha com textos sim, mas o corel (ou illustrator) como softs vetoriais lidam melhor com textos. no photoshop eu só faço textos grandes, quantidades maiores e fontes mais finas podem serrilhar e complicar a leitura, e até a separação de cores para fotolito. a questão aqui é que o ps vai deixar os textos como bitmap, e sendo assim vai serrilhar mais do que o texto em vetor;

8- aqui houve apenas uma confusão de terminologia: você quis dizer o tamanho do arquivo, e não a resolução.

9- o problema aí não é o corel, mas tentar-se fazer uma operação para a qual o soft não é apropriado, edição de imgs no corel não vai rolar mesmo, ele não foi feito pra isso. por isso que usamos o photoshop junto com o corel para completar o serviço.

Aproveitando o post: Senshi, nunca experimentei essa opção de PREVIEW CMYK, não posso falar a respeito, apenas completo dizendo que me sinto mais seguro utilizando o modo de cores CMYK desde o início do trabalho (e já vi muita gente aconselhando isso).

estamos aqui pra contribuir, e que bom que o assunto deslanchou. legal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

éé isso ae... gostei desse assunto tb!! eu to querendo "migrar" pra midia impressa tb... é legal saber + sobre o assunto -.o

2- nossa!! ADOREI essa parada da resolução!!

putz... o PS CS2 faz com quase perfeição!! + você tem razão... tem q ser uma boa imagem... eu fiz com uma imagem digital e uma scannaeda só pra testar e na digital ficou perfeito... na scaneada nem tanto ^^

4- Ah é verdade!! nisso o corel é infinitamente superior... entendi o q você disse...

o PS até pra web mesmo... se não tiver cuidado ele serrilha fontes finas...

8- não... eu non estava falndo de tamanhos de arquivo hihihihihi

+ deixa pra lá.. q eu entendi o q você quis dizer -.o

9- mas então!! foi isso q eu disse lá!! O Crucifer disse q faria o trabalho dele no Corel... eu disse que se for trabalhar com imagens ele vai estragar o trabalho...

disse também que na minha opinião o corel é o melhor programa de vetorização q existe ^^" ou seja... eu gosto muito de trabalhar com ele...

quanto a parada do CMYK... eu conheço varios publicitários... e a maioria deles trabalha no CMYK direto... + tb nunca experimentei o preview q o Senshi falou ^^

=*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Aproveitando o post: Senshi, nunca experimentei essa opção de PREVIEW CMYK, não posso falar a respeito, apenas completo dizendo que me sinto mais seguro utilizando o modo de cores CMYK desde o início do trabalho (e já vi muita gente aconselhando isso).

auhahua

cara.. nem eu mexi pra falar a verdade!

mas já li sobre essa tecnica é é muitu recomendada pra q não consuma muita memoria virtual do pc!

mas eu já mexi e tem sim essa opção.. não é lenda..

apenas não apareceu nenhum oportunidade pra experiemntar!

c você usar posta ae a sua opiniao! ^-^

sobre ferramenta vetorial, eu possu falar uma pouco:

Como sempre a ferramenta boa é akeal q você c sente melhor, POREM, o corel é uma ferramenta muito popular e muita gente aprende a mexer rapido.. tem varios tutos na net!! Mas 90% (ou maior) dos casos, quem começa a mexer no Illustrator e aprender, nunca mais quer sair dele!

Principalmente pela interação dele com o photoshop e tb a saida dos arkivos dele!

Pessoal tem mania de utilizar mal a ferramenta e depois culpar ela..

cansei de ver gente diagramando no COREL, vetorizando no photoshop...

PS: desculpem os erros.. e q ta tarde.. vou pra cama >.<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

HUhauhau falou tudo, eu conheci um cara q desenvolvia logos no Flash... a principio achava a idéia simplesmente um absurdo, devido aos inumeros recursos de criação que considerava necessários não existirem no FLash...

Mas com o tempo eu aprendi a enxergar melhor.. apesar de ainda achar insensato, se é a ferramenta que ele utiliza melhor e gera resultados desejáveis, eu não deveria achar esse fato tão absurdo assim....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

<< post no "Photoshop">>

• Internet: 72 dpi _ RGB

(O Fireworks é próprio pra sites,mas é bom usar o Photoshop para as imagens...)

• Trabalhos gráficos : 300 dpi _ CMYK (Photoshop é o melhor)

Corel dá problema no arquivo...

Photoshop (imagens) + Illustrator (texto) é o melhor que dá pra usar...

O único problema de não usar o Corel é que todo lugar usa, aí você tem que fazer um "EPS" sem certeza que vai ficar igual do Corel.

((Já ouvi falar que cada tipo papel tem a resolução recomendada para melhor resultado...))

Em relação à desenhar no Flash, você tem mais "liberdade" na criação... você apaga fácil os erros e "suaviza" fácil os objetos... só não sei como resolver os conflitos desse programa com o Illustrator: configuração de cores, contornos, ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
9- corel não "estraga" trabalho de ninguém, embora possa dar pau de vez em quando; o que estraga é não saber fechar o arquivo e não considerar as variáveis mecânicas do processo off-set, tais como gramatura e tipo de papel, quantidade de cores, impressor inexperiente, chapa manchada, tinta lavada etc.

Impressão off-set é um assunto meio delicado, leva tempo pra gente descobrir os macetes, ainda estou começando, mas espero ter contribuído.

Concordo com você cara.... vou citar o exemplo do AutoCad, que não é a área aqui mas vale..... se você não configurar direito todo o arquivo, ele não irá barir coretamente em outro computador, espessuras de linhas, cores.... e no Corel acontece o mesmo..se não souber configurar ele.....vai dar pau mesmo!!!

falou galera!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

so pra colocar lenha da fogueira:

O corel foi feito pra "dar pau"..hahuahuaha

nunca demorei tantu pra isntalar um programa q nem o corel 10!!

depois desse dia nunca mais kis mexer nele! fiquei tão puto q não consigo nem olhar pra ele! huauhuah

problema do corel mesmu é q ele quer ser multi-fucnional: programa pra illustração, edição de imagem, diagramação.... acaba q ele não consegue ficar tão como em nenhuma delas...

vou ate citar um outro exemplo aki:

photoshop e otimo pra pinturas, mas um dia desses peguei um outro programa SOMENTE de pintura (open canvas)... a interface do programa pareci do paint brush uhauhuha mas faz milagreeeeeees!!

uma ferramenta especializada geralmente é melhor! ^^

mas o melhor mesmu e você ficar com a ferramnta q você gosta! conheçu um cara q faz trabalhos incriveis no paint! ^-^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
problema do corel mesmu é q ele quer ser multi-fucnional: programa pra illustração, edição de imagem, diagramação....

concordo em parte, Senshi, embora realmente o Corel queira abraçar algumas áreas que vão além de suas funções, o que eu vejo é que os usuários é que buscam exigir do pgm mais do que ele permite, querendo resolver todos os problemas de artes gráficas (e às vezes, até de web) com o corel.

quanto mais vou conhecendo outros softs especializados, mais vou restringindo as funções do corel no meu trabalho. aqui a tendência é chegar num ponto onde o corel vai ser usado somente para orçamentos, propostas comerciais e artes gráficas vetoriais simples (como NF, cartão de visita sem fotos e panfletos).

mas nem todo mundo tem acesso a outros softs, o custo ainda é alto pra realidade brasileira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

é!! eu axo q todos concordam q usar softwares especializados é o ideal.

e eu tb concordo q o Corel é muito pesado e tem funções desnecessárias...

+ ainda sim é um ótimo programa vetorial!! como o efata disse... ótimo pra fazer panfletos, cartões e etc...

O problema é q as pessoas usam o corel pra fazer coisas q ele não foi feito pra fazer... por exemplo... quem trabalha com web faz layouts no corel e acaba na maioria das vezes não ficando muito legal. e além disso as ferramentas do corel voltadas pra web são primárias ainda.

+ é o q o senshi disse... as pessoas tem q usar o software q mais lhe agrada.

eu por exemplo... trabalho com web e as vezes é necessário usar vetores nos layouts... eu mesmo não gostando do Fireworks prefiro criar nele do q criar no corel pois na hora de exportar pra web o Fireworks tem muitas ferramentas especializadas q me ajudam.

-.o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

hahahahaha o Fireworks não é nem um pouco eficiente!!

na minha opinião... tudo q ele se propõe a fazer ele faz mal ^^

eu nunca usei o freehand então não posso falar sobre ele mas a vantagem no FW é q ele exporta html/javascript e imagem... então pra web... eu prefiro vetorizar nele!! ainda + q eu não vetorizo mtas coisas prefiro trabalhar com imagem e css... fika bem menos pesado o site -.o

vou ver se eu testo o freehand e posto aki o q eu axei -.o

=*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

hihihihi

o ilustrator eu conheço!! + como non faço mtas coisas vetoriais (prefiro trabalhar com imagens) eu uso o Corel quando preciso de algo + urgente ^^ ou então a porcaria do fireworks mesmo!!

eu tava pensando em começar a vetorizar pessoinhas q nem esse povo faz por ai e eu ainda não tentei fazer.... eu tenho um amigo q faz e muito bem feito no PS mesmo, non é a ferramenta apropriada + como você disse o pessoal usa a ferramenta q prefere non é!?! + eu axo q vou começar a futucar o ilustrator pra isso -.o

=*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

esse e outro erro q muitos cometem!!

esses efeitos "vetorizar" na verdade e CHAPAR a imagem!!

apesar de muitus usarem a akela ferramenta de vetor no photoshop, o que els tam fazendo mesmu e "chapando" a imagem (na verdade as cores)!

por isso c pode fazer mesmu no photoshop q vai dar certo.. mas vetorizar mesmu e tal.. e complicado fazer no photoshop!

so recomendei o illustrator porque você falou q queria aprender uma ferramenta.. mas c for aprender e melhor pegar o illustrator mesmu.. apesar da versao CS2 esta masi epsadas de todas as versoes (>.<) as "coisinhas" q você sempre faz.. vai ganhar muitu mais qualidade já q vai ter melhor intereçao com o photoshop!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...